Quem é o culpado: o homem ou a mulher?

A TV Record começou, a partir do passado dia 20 de Janeiro, a emissão da telenovela Gênesis, inspirada na Torah(Pentatelcos para os cristãos). A novela narra-nos todas histórias, lendas e mitos presentes no livro homónimo, porém, com alguma recriação artística. Ontem, no segundo capítulo, houve um pormenor muito interessante que mereceu análise da nossa parte. Numa cena recriada, Caim ( o filho mau, o ciumento) encostou os seus pais à parede, obrigando-os a revelar um segredo - por que razão a primeira família do mundo sofria?-, Adão ao responder o filho, foi peremptório ao demonstrar através do seu enunciado que a culpa era da sua companheira, repare 《... porque tua MÃE e eu desobedecemos.》. Neste enunciado, destaca-se o facto de o eu-Adão acusar claramente a companheira que Deus fez para ele como a maior culpada de todo o mal.

.

A regra diz-nos que nas boas coisas, primeiros os OUTROS depois nós, nas más coisas primeiro NÓS depois os outros ( kota AC Khamba mata-me por afirmar tal barbaridade😂), princípio que nos parece o nosso Adão não seguir, uma vez que diz "a tua mãe e Eu", ou seja, primeiro a Eva, depois ele, o facto dele ter dito primeiro a Eva depois ele ante a uma situação de hecatombe como esta, mostra uma tentativa de vitimização e de expiação da culpa, o enunciado comum seria 《 EU e a tua mãe pecámos》, 《Nós sofremos porquanto pecámos》 ou 《Nós somos culpados do sofremento》 ,no entanto, se lermos as escrituras, Adão estende a culpa a Deus 《 A mulher que me DESTE me ENGANOU... GN 3:12》, este versículo é a maior prova do que estamos a afirmar, repare, minunciosamente, por exemplo, em cada palavra que o nosso tradutor ( King's Cross Publicações) usa " que tu me Deste", um discurso que pode ser recriado, veja 《 Eu só pequei, porque esta mulher que Tu me deste me enganou》, 《 a culpa é Tua que me deste esta mulher》, 《a culpa é Tua e desta mulher》, para nossa análise, fiquemos apenas com o que toca a mulher, apenas para não nos alongarmos.

.

.

Semeologicamente, quer a cena da telenovela como a da Torah apontam para um mesmo significado: a mulher pode desgraçar a vida de um homem. Na vida real, este significado é clarividente na medida que a escolha da parceira ( costela- tselah-parte) determina grandemente o sucesso ou insucesso do homem. Muitos problemas partem da mulher, mas isso não significa que o homem não tem culpa nenhuma no cartório, até pode ter, o que estamos afirmar basea-se no adágio popular 《 Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher》, isto é um facto que a sociedade nos demonstra sempre. Logo, meu caro amigo, não se deixe enganar pela beleza exterior, isso, às vezes, desvia-nos do que é importante, o interior, uma mulher vale pela forma como pensa, pelo que ela é.

.

.

Reflexão n°2

Texto de opinião

22.01.2021

.

#FerTcha_FT

Fernando Tchacupomba
Enviado por Fernando Tchacupomba em 23/01/2021
Código do texto: T7166393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.