Oração de São José

TERÇO DE SÃO JOSÉ
(para ser rezado toda quarta-feira)

OFERECIMENTO DO TERÇO:
“Ofereço este terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, meus guias, proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro a vós, ó glorioso São José, que alcanceis a graça que desejo (pede-se a graça). Advogai a minha causa, falai em meu favor, no Céu e na Terra, alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém.”

MISTÉRIOS DE DEUS NA VIDA E MISSÃO DE SÃO JOSÉ

1° mistério: contemplamos a Aparição do Anjo do Senhor em sonhos, a José (Mt 1,18-25)
2° mistério: contemplamos José no presépio com o récem-nascido e Maria. (Lc 2,1-16)
3° mistério: contemplamos a fuga para o Egito. (Mt 2,13-15)
4° mistério: contemplamos a apresentação de Jesus no templo. (Lc 2,22-39)
5° mistério: contemplamos o reencontro de José e Maria com Jesus, no templo. (Lc 2,41-51).

NAS CONTAS DA AVE-MARIA: “Salve, José, agraciado por Deus, o Senhor é convosco. Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto de vosso piedoso coração, Jesus.
São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nós, agora e na hora de nossa morte santa. Amém.

“Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações o anjo não vos valeu?
TODOS: Valei-me, São José.”

NO FINAL: Oração de agradecimento a São José:
“Graças vos damos, glorioso São José, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com a oração Salve, Glorioso São José: ‘Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxilio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. (Faz-se o pedido). Ó pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa, jamais, dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da Família de Nazaré, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor a Jesus e Maria. São José da Esperança, rogai por nós que recorremos a vós.”
São José, valei-nos!

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celestial que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois um só Deus,
Espírito Santo que sois Deus,
Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V. O Senhor o constituiu dono de sua casa
R. E o fez príncipe de todos os seus bens.

Oremos:
TODOS: Ó Deus, que com inefável providência Vos dignastes a escolher o bem-aventurado São José para esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, vo-lo suplicamos, que mereçamos ter como intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como nosso protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.