A PRECE AVE MARIA


Ave, Maria/Cheia de graça/O Senhor é convosco

Os versos acima foram retirados da palavra do Anjo Gabriel a Maria ao anunciar à Virgem que ele ficaria grávida do Senhor [Lucas 1,28].


Bendita és tu entre as mulheres/E bendito é o fruto do teu ventre, Jesus

Esses versos também estão em Lucas [1,42], sendo este pronunciado por Isabel, que recebeu Maria durante a gestação. "A invocação, incluindo o nome de Maria, se deu por volta no século 7, como também a inclusão do nome de Jesus: "bendito é o fruto do vosso ventre Jesus".

Santa Maria, Mãe de Deus/Rogai por nós pecadores/Agora e na hora de nossa morte

O último trecho da oração, é decorrente da tradição popular, sendo este acrescentado no século 14. "Mas a invocação a Maria como mãe de Deus, já existia muito cedo na Igreja, como na oração Sub tuum praesidium, de um antigo papiro do século 4 encontrado no Egito". Diz Pedro. "O trecho final é espontâneo. É como se a gente dissesse: "já que a senhora é tão boa, rogue por mim", afirma os estudiosos. A oração foi aprovada pelo papa Pio V.  

Amém!


NOTA: FONTE DE PESQUISA - REVISTA DAS RELIGIÕES - O MUNDO DA FÉ - EDIÇÃO 9 - MAIO DE 2004 - EDITORA ABRIL - PÁGINA 29.
serraomanoel
Enviado por serraomanoel em 25/11/2007
Reeditado em 18/05/2009
Código do texto: T751627
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.