PARTILHA DA PALAVRA 15o Domingo Tempo Comum

PARTILHA DA PALAVRA

15º Domingo do Tempo Comum Ano A São Mateus

Mt 13,1-23

A Parábola do Semeador que Jesus Cristo proferiu a uma multidão que aguardava seus ensinamentos à beira do Mar da Galileia, também é válida no tempo e no espaço em que vivemos agora. Ao verem Jesus apenas sentado contemplando a bela paisagem achegaram-se a Ele esperando a pregação da Palavra. Nós também sempre aguardamos as homilias dos detentores do Sacramento da Ordem para melhor nos aproximarmos dos ensinamentos do Cristo Redentor nosso.

​Devido à simplicidade da multidão leiga, Jesus frequentemente fazia uso de parábolas que sempre poderiam ser adaptadas à vida dos ouvintes, tanto naquele tempo, como hoje. Seus apóstolos que tal como os clérigos de hoje, não necessitam de historinhas para contemplarem os Mistérios do Reino de Deus.

​Neste 15º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos traz a PARÁBOLA DO SEMEADOR. Quando “o semeador saiu a semear” ele atuava como Cristo semeando a Palavra para nós, que tal como os diversos solos de terra, nós vivemos em diferentes situações e características próprias quando lemos ou ouvimos o Evangelho.

​No primeira forma de semeadura, quando o semeador lança sementes pelo caminho, logo comida pelos pássaros, assim como a Palavra proferida para multidões, onde nem todos dão atenção e o maligno apaga no coração de muitos o que foi dito e, portando, não trará a Salvação.

​Na segunda forma o semeador lança as sementes em solo pedregoso, onde elas germinam, mas logo secam, por terem raízes muito fracas. Hoje também não podemos viver em superficialidade, pois a Fé não frutificará, devido a informações, palavras e relações superficiais que vemos e ouvimos constantemente.

​Na terceira forma o semeador lança as sementes entre espinhos que sufocam as plantas ao germinarem. Quando nossas dificuldades e tribulações, perseguições políticas e econômicas tal como se fossem espinhos, sufocam a Palavra, porque esperamos que a Palavra sirva apenas para realizar nossos desejos, necessidades e interesses pessoais, e não a nossa Conversão e Eterna Salvação.

​Finalmente a semente pode cair em terra boa e frutificar. Isso ocorre quando ouvimos a Palavra e a compreendemos com nosso coração. Tal como Jesus faz multiplicar o bem por Suas ações e palavras a qualquer momento. Devemos, portanto, fazer frutificar em todos os momentos e situações as sementes do Reino de Deus. A quantidade de frutos varia conforme nossa dedicação e esforço em prol do que recomenda a Palavra de Cristo. Fraternalmente,

Lidercio Januzzi – MESCE (texto baseado no Evangelho de São Mateus, na Revista O Mensageiro de Santo Antônio MSA - jul/ago 2023 e no vídeo Minuto de Dom)