CAPELA SISTINA

Malu, um lindo lugar para orar e
se emocionar com tanta beleza.

Cristo já morreu, Cristo ressuscitou, Cristo virá novamente!
Construído entre 1475 e 1483, no tempo do Papa Sixto IV della Rovere, a Capela Sistina tem servia originalmente como Palatine Capela.
A capela é de forma retangular e medidas 40,93 metros de comprimento por 13,41 metros de largura, ou seja, as dimensões exatas do Templo de Salomão, conforme indicado no Antigo Testamento.
É 20,70 metros de altura e é coberta por uma abóbada achatado barril, com pouco mais de lado os cofres centrada janelas.
Os planos arquitetônicos foram feitas por Baccio Pontelli e a construção trabalho foi supervisionado por Giovannino de 'Dolci.
A primeira missa na Capela Sistina foi comemorado em 9 de agosto de 1483.
A parede pinturas foram executados por Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Cosimo Rosselli, Luca Signorelli e respectivos grupos de trabalho, que incluiu Pinturicchio, Piero di Cosimo e Bartolomeo della Gatta.
Michelangelo Buonarroti foi encomendado pelo Papa Júlio II della Rovere em 1508 para repaint o tecto, o trabalho foi concluído entre 1508 e 1512.
Pintou a última Acórdão sobre o altar, entre 1535 e 1541, sendo encomendado pelo Papa Paulo III Farnese.
Foi incluído um plano mestre da Capela, que ajuda a localizar cada pintura, atribuindo um código alfanumérico.

CAPELA SISTINA

Capela localizada no Vaticano, ao norte da Basílica de São Pedro.

As dimensões do projeto de Baccio Pontelli tiveram como inspiração as descrições contidas no Antigo Testamento relativas ao Templo de Salomão. A sua forma é retangular, medindo 40.93 m de comprimento, 13.41 m de largura e 20.70 m de altura.

Foi construida a partir de 1475 e inaugurada em 1483 pelo Papa Sisto IV.
O interior foi redecorado a partir de 1508, sob a encomenda do Papa Julio II, com afrescos de Michelangelo Buonarroti, entre os quais a célebre "Criação de Adão". Michelangelo terminou o seu trabalho em 1541, já sob o pontificado de Paulo III, com a conclusão da representação do "Juízo Final" sobre o altar.

Muitos outros artistas emprestaram seu talento à obra: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta, Rafael, etc.

Restaurações vinham sendo feitas ao longo dos anos, mas o projeto mais audacioso, a cargo do restaurador Gianluigi Colalucci, iniciou-se em 1979 com a limpeza da parede do altar, o "Juízo Final", de Michelangelo. Durante esse período a capela esteve fechada ao público, só voltando a ser reaberta em 1994.

A Capela também é famosa por ser o local onde se realisam os conclaves, e se efetuam cerimônias como as coroações papais.

A pintura do teto da Capela Sistina é o tema do filme "Agonia e Êxtase" (The Agony and the Ecstasy, 1965)...
Maysa Barbedo
Enviado por Maysa Barbedo em 23/01/2008
Reeditado em 01/02/2008
Código do texto: T829381
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.