Oração Meditativa

 

A Paz ou a Espada ?

 

Há uma frase instigante no Novo Testamento que pode nos levar a horas em discussões a até mesmo a escrevermos livros e mais livros sobre o assunto e seus diferentes pontos de vista. A maior dificuldade não está em ler a frase e sim saber entender o que Jesus quis expressar com ela. Muita gente, infelizmente, em leituras “fundamentalistas” entendem de forma distorcida algo tão profundo para uma compreensão cristã do amor e compaixão.

 

Disse Jesus : - “Eu não vim trazer a paz, mas a espada”.

 

A vinda de Jesus ao mundo trouxe profundas discórdias entre os homens. Faça uma peregrinação pela história da humanidade ao longo dos últimos 2.000 anos e enfoque a sua pesquisa no cristianismo. Guerras, assassinatos, mentiras, calúnias, difamações, roubos, disputas político-religiosas e tantos outros crimes cometidos em nome de Deus. Jesus não veio nos “trazer” este tipo de desavença ou outra qualquer, quem trouxe isto foi o ser humano que tem dificuldade em compreender com “simplicidade e gratidão” a mensagem do Senhor.

 

E porque tudo isto ? No cristianismo temos dois tipos de homens. Aqueles que lutam pela Palavra e buscam a verdade na comunicação de Jesus. E os ímpios, os incrédulos, que lutam contra a mensagem dEle e buscam a manutenção da mentira, pois estão presos aos interesses deste mundo. Para os incrédulos o que vale são os bens terrenos e os prazeres efêmeros que proporcionam. Para estes o que tem sentido é o aqui e agora. Para nós, os crédulos, o que interessa é o Reino que começa no meio de nós e se prolonga com a Palavra de Cristo.

 

Por isso Jesus incomoda e provoca tanto ódio entre irmãos.

 

Esta frase foi dita há mais de 20 séculos, mas continua atualizada e atuante nos dias de hoje. Tentar explicar esta frase no sentido literal, seria cometer uma grande injustiça com as santas palavras do Senhor. É preciso compreender o que Ele queria dizer.

 

Dentro de uma mesma família temos posições conflitantes sobre o cristianismo. As vezes, o marido tem uma visão diferente da esposa, outras vezes, os filhos entendem diferente dos pais. E com isto, infelizmente, a intolerância “aproveita-se” deste momento para desagregar as famílias, para instigar uns contra outros, jogando filhos contra pais, irmãos contra irmãos. A intolerância é o nosso maior inimigo e temos que ter cuidado para não permitir que ela destrua o nosso lar.

 

Ao longo da história este exemplo foi se expandindo e saiu do seio da família e atingiu a Igreja. Basta lermos as diversas cartas de Paulo Apóstolo e vamos perceber como a paz de Cristo foi ferida várias vezes pelos interesses do homem. Basta olharmos a nossa volta e vamos ver, hoje, o mesmo problema na divisão da igreja cristã em Igreja Católica, Ortodoxa, Evangélica, Protestante e outras. Mais uma vez temos a espada dos homens ferindo a paz do Senhor. Quem e onde começou isto é o que menos importa. O que importa, aqui, é compreender a Palavra.

 

A paz só será conquistada com a espada. Mas não a espada que nós conhecemos, a verdadeira espada desta frase milenar é a Palavra de Jesus. Portanto cuidado, não se deixe confundir.

 

Só há paz onde há justiça. A paz autentica é sinônimo de justiça e no mundo dos homens muitas vezes é preciso “desembainhar” a espada para conquistar a PAZ. No Brasil não existe paz porque não existe justiça e se não há justiça como pode haver paz ?

 

Leia : Matheus 10, 34; Isaias, 22, 57; Lucas 12, 51 – 53;

 

Meditando :

 

  • O que você significa a paz para você ?

  • Como a palavra de Jesus incomoda você ?

  • Você é tolerante ou intolerante ?

  • O que você faz pela paz em sua família ?

  • Quem luta pela paz é sábio ?

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 02/03/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T884449
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.