O Rei e o Bobo

Há uma antiga história a respeito de um Rei, que, de acordo com os custumes de antanho, possuia um Bobo da coorte. E a esses bobos era permitido falar a verdade, doesse a quem doesse. Se a mensagem fosse mui amarga, deveriam recordar-se de que eram apenas bobos.

Um dia, esse Rei deu ao seu bobo um cetro com sininhos doirados, dizendo-lhe a ele: Certamente, és o bobo mais bobo que existe. Contudo, quando, um dia, lograres algum mais bobo que tu, deves dá-lo a ele este cetro.

Ora, de uma feita, o Bobo quedou sabendo que o Rei iria fazer uma viagem. E foi o Bobo falar com o Rei, dizendo:

-Ó rei, soube que desejas fazer uma viagem.

-Não desejo, mas devo, respondeu o Rei.

-Então, há quem é maior e que decide as coisas acima dos homens, não? Mas, conta-me o rei, quando deves retornar?

-Não sejas tolo, meu bobo. De onde vou não se retorna.

-Mas quero crer que fizeste todas as preparações necessárias para esta viagem, meu senhor.

-Não. Eu não me preparei.

-Queres dizer que não tiveste tempo de preparar-te?, interpelou o Bobo.

-Na verdade, tive. Mas eu, insensato que sou, não me importei com tal cousa.

Então, o Bobo, vagarosamente, depositou junto ao Rei o cetro, dizendo: Certamente, és a pessoa mais boba que já vi. Porquanto, sabendo que deverias aprontar-te a uma viagem sem retorno, não te importaste.

Luiz Carlos Martins B Bueno Dantas de Oliveira
Enviado por Luiz Carlos Martins B Bueno Dantas de Oliveira em 17/06/2008
Código do texto: T1038506
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.