Lamento tardio....

Páira no ar o saudosismo...100 anos da imigração japonesa no Brasil...

Filmes que relatam todas as vicissitudes e sonhos não realizados...

e o querer entender fatos que se passaram num tempo longínquo...

No dia em que minha mãe faleceu, feriado de 7 de setembro, ela foi à praia na companhia de meu tio,primo e um amigo ... e num determinado momento.ela foi até à beira da praia e ficou olhando o mar....como uma despedida.

À tarde ela sentiu-se mal, foi hospitalizada e faleceu(angina).Amigos e parentes lamentaram a morte de uma pessoa que trouxe inúmeras crianças ao mundo,pois era parteira.Alegre,era benquista por todos e as flores,as orquídeas que ela tanto amava a acompanharam- na na partida....Três anos após meu pai a seguiu.....

Hoje lamento não ter a compreensão do quanto foi difícil a vida deles no início;ela veio para o Brasil acompanhada apenas pelo marido,sogros e cunhados(meu tio e minha tia),

Uma terra estranha, costumes e cultura estranhos...estar em um país aliado ao inimigo não deve ter sido fácil;adaptar-se ao clima e criar os filhos também.

Já na meia idade iam todos os dias para as aulas de alfabetização, eles que tiveram uma educação privilegiada passaram para nós, o amor à música e à leitura.Reuniam-se aos domingos,com amigos, para os haikais que hoje também lamento ter perdido....Perder oportunidades que me enriqueceriam como pessoa. cerimônias do chá,haikais, ikebanas....

Minha avó,segundo meu tio, era descendente de samurais; tinha um porte esguio, com maneiras finas;confeccionava bonecas de pano com quimonos-uma verdadeira artesã...

Hoje a saudade e pesar pelo que deixei passar.... as palavras não ditas;o agradecimento pela educação que tivemos...pela cultura arraigada....

Hoje me orgulho das raízes, de ser brasileira com a alma oriental...do amor e respeito aos meus antepassados, à minha pátria ...

Hoje o meu lamento se transforma em uma grande Saudade!!!!!