Preconceito é o conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste.

Preconceito é prejuízo que não atinge apenas quem dele foi alvo, mas a própria pessoa ou grupo social que preconceberam.

Preconceito é uma doença com a qual todos nascemos, pois é a nossa ignorância a sua causa.

Às vezes, durante a vida, conseguimos, pelo menos, colocá-la sob controle. Mas a maioria não tem essa sorte, e seguem pela vida concebendo ou planeando sem maior reflexão, sem qualquer sério fundamento.

A maioria é tão preconceituosa que o é dentro de sua própria cultura, vendo sempre o outro, não como seu semelhante, mas como um E.T... Nas diferenças poderíamos ver mais uma chance de encontrar melhorias ou soluções para os nossos problemas. Mas, prefere-se abominá-las, por puro medo de experimentar uma solução diferente.

Quanto ao preconceito contra outras culturas, os povos orientais têm muitas qualidades admiráveis: paciência, persistência, disciplina são apenas alguns exemplos. Claro, alguns dos costumes desses povos não me seriam agradáveis, não me seriam úteis, da mesma forma como muitos dos meus igualmente não seriam úteis ou agradáveis e eles. Mas de uma coisa tenho certeza: todos temos pontos em comum, e são estes que deveríamos enfatizar, sobre estes deveríamos trabalhar.

E se assim procedêssemos, a maioria de nossos problemas teria ou se dissipado ou encontrado uma solução satisfatória.

Portanto, a conclusão é que o preconceito só nos tem trazido prejuízos e atrasos em nossa evolução - seja individual ou coletiva.