"Como é bom ser honesto! Concorda?"

Para ser feliz por ser honesto você tem de o ser realmente. Ou seja, só é bom ser honesto quando se é sem hipocrisia – mas honestamente (com o perdão da redundância), sinceramente, por convicção.

Se a honestidade for por covardia, ou por falta de iniciativa própria ou por ausência ou desinteresse dos corruptores, isto é, faltou oportunidade para delinqüir, o indivíduo vai sempre se lamentar em ser (obrigado a ser) honesto.

Quem fica pensando que poderia estar vivendo quase como um rei se tivesse se corrompido, quem acha que perdeu a grande chance de sua vida se tivesse chantageado o presidente da empresa e assim galgado vários postos e assumido o de diretor-presidente; ou quem acha que se tivesse cedido e tido um caso com um poderoso político poderia ter “arrumado sua vida de uma vez por todas”... Bem, esse tipo de gente acha que ser honesto é coisa de trouxa, de apalermados.

A felicidade em ser honesto só existe quando se ultrapassou esse estágio de ignorância, e se entendeu por quais razões o homem deve se comportar de modo não só moral, mas ético. Quando o homem entende a sua própria responsabilidade como ser social ele é plenamente feliz – sim - sendo honesto.