PONDERAÇÕES DE UM CÉPTICO

NÓ GÓRDIO

Vivemos numa comunidade repleta de “sociedades”, cuja distinção está no poder material. As mais bem aquinhoadas, com certeza, estão confortáveis em seus domínios, enquanto as outras, em seus guetos, alimentam-se de ódio e revolta na luta insana pela sobrevivência.

O conjunto das sociedades e suas idiossincrasias fizeram com que, à falta de compreensão, tolerância e abnegação humanas, gerasse o caos moral em que, hoje, vivemos.

----------------------------------------------------------------

SEM SALVAÇÃO

Às vezes penso que a fé não passa de um sortilégio aviltante inventado pelos poderosos para, a cada dia, manter sob o jugo uma massa ignara.

Penso, também, não raras vezes, que até Deus é uma invenção maquiavélica que exerce fascínio absoluto sobre o povo.

Agora, se Deus existe, não devemos nos enganar - Ele não é bom nem mau, Ele simplesmente não tá nem aí...

Afinal Ele é o Todo Poderoso!

Enfim...

A verdade é que somos massa escorrendo pelos dedos da divindade.

----------------------------------------------------------------

A ERA DE TÂNATOS

O ser humano está cada vez mais se interiorizando na matéria. E sua mente, solidificando-se, torna-o insensível.

----------------------------------------------------------------

A ESPERA DE UM MILAGRE

Quando Lula assumiu o poder o povo esperava uma mudança radical em suas vidas. Isso não ocorreu. Nem poderia ocorrer. Milagres não acontecem na política. Mas o trabalhador, cansado de viver sob o jugo das elites, sonhou com transformações espetaculares que poderiam vir com a ascensão de um operário ao governo do país.

Utopia!

A tomada do poder pelo proletariado não significa, em curto prazo, mudanças na cultura social enraizada no inconsciente coletivo em que os arquétipos estão pautados pela supremacia do mais forte.

Incipientes sinais de busca pelo equilíbrio social podem ser vistos, mas, não será de uma hora para outra que se extinguirão as distinções entre os seres humanos.

O que se pode deduzir, numa análise crua, é que toda a transformação possível só ocorrerá de baixo para cima, nunca de cima para baixo, pois, as elites, apegadas às mordomias extraídas do suor e lágrimas das classes inferiores, continuarão com seus métodos opressivos e desumanos.

“Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém”.(Jacques Rousseau)

----------------------------------------------------------------

A IDEOLOGIA DOS CANALHAS

Bandido tem pai, mãe, irmãos, irmãs, tios, tias, avôs e avós – enfim, bandido também é gente!

Absurdo? Claro que não.

O que existe, e realmente existe, é uma crassa distorção de valores e exemplos negativos que, paulatinamente, está dilapidando o senso moral das pessoas e aumentando esse bando de degenerados humanos, pois, com os escândalos impunes de condutas amorais envolvendo figuras proeminentes da sociedade, afloram de forma acintosa a maldade e a mediocridade em estados latentes no âmago de muitas pessoas.

À barbárie instituída só há de nos restar a pena de talião.

_______________________________________________________