Responsabilidade pelo Brasil

Decide escrever este pequeno artigo inspirado em uma conversa com um colega de estágio. Tentarei aqui descrever as responsabilidades que cabem as empresas, ao povo e ao governo, mostrando que todos temos o dever de ajudar para a melhoria da vida no planeta.

Um problema atual no Brasil é a crescente violência e desrespeitos aos direitos das pessoas, podemos citar: prisões arbitrárias, descaso com a saúde e a educação,entre outros. São tantos os problemas que seria necessário uma reflexão mais ampla e um artigo inteiro sobre esta matéria. Não me preocuparei em listar os problemas, focarei neste texto na responsabilidade social que cada um tem com o país.

A constituição em seu artigo 6° estabelece que são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Diante do exposto, fica claro que o governo tem a responsabilidade maior em auxiliar a sociedade com suas necessidades básicas, ou no mínimo ensinar a “pescar”, não apenas oferecer recursos, como também, permitir que cada cidadão seja capaz de se sustentar e sustentar sua família, isto é obrigação do governo e não uma opção.

Dizer que a culpa de todos os problemas do Brasil é do governo é uma forma de se eximir de nossas responsabilidades. As empresas privadas também possuem suas obrigações com o país, como, por exemplo, não poluir o ambiente, tratar bem seus empregados, oferecer seu serviço de forma honesta e sem causar dano ao cliente, caso não seja respeitados os direitos de seus clientes, cabe a quem contratou os serviços entrar com a reclamação no órgão competente, sendo assim, nota-se que há problemas que não são causados pelo governo.

Outra responsabilidade, com o país e com as pessoas que nele residem é a individual, cada pessoa, como ser social, deve respeitar o outro, de varias formas, não só evitando os conflitos que constituem ilícitos, puníveis pela lei, como também de ajudar um ao outro, na medida do possível e preservar a natureza, os animais. A realidade é que o brasileiro é mal educado, não apenas no sentido de escolaridade e sim na postura. Ser educado não é apenas ter um curso superior, um mestrado, é saber tratar as pessoas da melhor forma possível, de acordo com cada situação. Ceder o lugar em um transporte coletivo para uma pessoa de idade avançada, respeitar filas e horários, respeitar os funcionários das empresas, respeitar as autoridades, são atitudes que os cidadãos brasileiros esqueceram de utilizar, causando o caos nos grandes centros, estresse diário e uma má convivência entre as pessoas.

Concluindo, todos nós somos responsáveis por nossas atitudes e pela preservação de um ambiente agradável, sem esquecer das responsabilidades das empresas, do governo e de outros cidadãos, por este motivo, antes de colocar a culpa no governo, examine a situação e veja se você pode colaborar por um país melhor, ao invés de só reclamar e criar um ambiente cada vez mais desagradável.