Olimpíadas da vida.

Os Jogos Olímpicos remontam a 2500 anos antes de Cristo na Grécia antiga, onde em tal festividade pagã, realizavam-se competições esportivas em honra ao “deus” Zeus. Os vencedores eram ovacionados como grandes campeões.

A festividade olímpica era tão marcante, que até mesmo as guerras eram interrompidas durante os jogos.

Notadamente, os atletas – assim como hoje – davam tudo de si para conquistar a glória dos primeiros lugares.

Aproveitando –me que nestes dias vivemos “tempos olímpicos”, proponho uma pequena reflexão. A vida humana pode ser comparada a uma Olimpíada, onde o grande prêmio que se busca é a felicidade. Porém, nesta busca alguns podem perder o rumo, e de forma equivocada, buscar esse prêmio (a felicidade), onde efetivamente, não há encontrará.

A única e verdadeira felicidade que pode saciar o homem, é o encontro com o Criador, é estar junto a Deus, por isso, dizia Santo Agostinho de Hipona: "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti."

Assim, nas Olimpíadas da vida, os cristãos têm como meta a Cristo: “prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo” (Fl 3,13b-14), o prêmio, a corroa incorruptível!

Desse modo, observamos que “Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros. (I Cor 9,24-27).

Em fim, os campeões das “Olimpíadas da vida” correm a cada dia atrás da verdadeira felicidade, a qual nem mesmo consegue imaginar: “É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (I Cor 2,9).

Eis o pódio onde queremos chegar!

L.M.J.

16/08/2008

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 16/08/2008
Código do texto: T1130530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.