Anathomy - Hands

A mão tem 27 ossos e diversos músculos que são necessários para executar funções desde a extrema força até a mais sutil delicadeza. O dedão é considerado nossa principal diferença na evolução, permite o movimento de pinça e nos dá um instrumento maravilhoso pra nossa curiosidade insaciável. Sem contar os milhares receptores sensoriais que nos permitem sentir frio, calor, pressão e dentre as milhares de sensações, dor. Conhece essa?

Quando nosso ancestral peludo percebeu que podia fazer trabalhos finos, ele passou a importar-se mais com a delicadeza das coisas. Sem elas não existiriam pintores, inventores, nenhum grande gênio. Não existiriam as maravilhosas obras de arquitetura ou a própria escrita.

Quando o primeiro homem com dedão pode segurar as coisas com mais classe ele pegou a clava, ele poliu a pedra, deu o primeiro golpe repleto de técnica, fechou as mãos sobre o primeiro pescoço e apertou os dedões da evolução na primeira garganta azarada e sentiu nos próprios braços o aperto de mãos aflitas diminuindo a pressão até esfriarem, edurecerem, amolecerem. A guerra tornou-se perfeita nos mínimos detalhes, a própria morte foi estudada e as dores (olha ela aí de novo!) ficaram cada vez mais profundas e angustiantes.

Então é ruim ter dedões? Não acho. Os relacionamentos foram se apurando, foi possível descobrir o outro mais além. O toque aprimorou-se através dos dedos, foi possível sentir os músculos, as fibras, as texturas. O ser humano foi capaz de sentir a pulsação da carótida no pescoço, de conhecer melhor o próprio corpo, sentir os pêlos, o seco, o macio, o úmido. Foi possível dar as mãos e segurar firme, bem firme.

É bom ou ruim então? No final das contas é sempre isso, não? A mesma mão que bate faz carinho, a mão que aponta depois se estende, a mão que empurra é a mesma que auxilia. Com dois dedos se puxa um beck ou faz-se o símbolo de paz e amor (ou os doooois!).

Voltam as escolhas. Nosso corpo é todo feito para encontrar as escolhas e decidir-se. Nossas mãos expressam essas decisões. Seja de unhas pintadas ou todas sujas de barro, as suas mãos são seus instrumentos desde que você era da altura dos seus joelhos e catava grãozinhos de areia na praça.

Se é possível fazer tanto com as mãos, o quanto ainda não foi descoberto? Descubra o que as suas mãos podem fazer, elas devem estar entediadas de fazer o mesmo.

Divirta-se, as mãos e dedos agradecem!