A Importância dos Bairros numa Cidade

É interessante como cada bairro apresenta as suas características particulares. Denomina-se de bairro as regiões que compõem uma cidade, facilitando, assim, o controle urbano e administrativo. Todas essas unidades apresentam uma contundente importância social e econômica. Sendo que, por exemplo, enquanto um tem um notável valor comercial, outro tem um importante centro cultural, ainda outros são conhecidos por serem majoritariamente residenciais. Convém ressaltar que um mesmo bairro pode possuir diversas funções de igual pertinência para uma cidade, ou até mesmo para todo um estado, pois é natural que pessoas de outras cidades convergem para esse local a fim de usufruí-lo.

Comparo os bairros que compõem uma cidade aos órgãos que formam o corpo humano. Pois o conjunto é indivisível e interligado. Formando, portanto, algo orgânico que pode nascer, crescer, reproduzir-se, envelhecer e morrer. Uma massa de cabos, tubulações, asfaltos e loteamentos que tem vida e que tem uma cara, se levarmos em conta que cada bairro possui o seu valor antropológico e cultural. E onde até mesmo o bairro mais miserável (ou mais marginalizado) apresenta a sua função sócio-econômica no contexto de uma cidade.

Por conseguinte, acredito que não existe bairro ruim ou bairro bom de se morar ou de se freqüentar, existe, sim, o ponto de vista de cada pessoa. Pois o que pode ser bom para um individuo oriundo da classe média, pode ser muito ruim para um sujeito vindo de um bairro pobre, ou vice-versa. É dessa forma que é feita uma cidade: da diversidade dos seus bairros e dos seus habitantes, os quais são tão diferentes e tão unidos.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 25/08/2008
Reeditado em 05/09/2008
Código do texto: T1145388
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.