A Correlação do Dinheiro com a Evolução Humana

Considero que grande parte da evolução humana ocorreu em virtude da influência do dinheiro. O interesse financeiro criou as primeiras cidades, promoveu a expansão marítima e a conseqüente descoberta do continente americano, além de outras terras desconhecidas pelo homem até o início da Idade Moderna. Também foi por causa do dinheiro que foram criadas as grandes invenções, como, por exemplo, o trem, o avião, o telefone, as usinas hidroelétricas, a televisão, dentre outras coisas. Portanto, afirmo com segurança que o dinheiro foi o protagonista no elevado progresso o qual nos encontramos, e, aliás, progresso material e intelectual que ainda continua acontecendo com grande intensidade atualmente.

Contudo, sei também dos males promovidos por causa da sua existência. Mas quando levamos em conta o percentual de erros e acertos, certamente o último prevalece. E a fim de comprovar essa constatação, é tão-somente necessário o leitor (e principalmente o leitor que mora em um ambiente urbano) fazer uma simples análise: Tudo que se encontra ao seu redor foi gerado por conta do dinheiro, ou seu, ou dos seus parentes, ou de outra pessoa qualquer. Sem ele, certamente, todo o seu universo circundante não existiria. Então quer dizer que o ditado que diz que: “Dinheiro não traz felicidade.” está errado? Sim, infelizmente, está. Sem dúvida, o dinheiro trás evolução científica, cultural, social e, acima de tudo, trás qualidade de vida. E se esse último item é sinônimo de satisfação pessoal e familiar, então também é sinônimo de felicidade. Portanto, o mundo do dinheiro é evidente, concreto e indestrutível. Tal mundo que ao mesmo tempo escraviza e liberta o homem contemporâneo.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 10/09/2008
Reeditado em 10/09/2008
Código do texto: T1171270
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.