Construtivismo - Vale a pena?

O Construtivismo veio para que os alunos só tivessem a ganhar!

Infelizmente a sua chegada trouxe algumas dúvidas e aplicações errôneas. Práticas espontaneístas foram aplicadas e o construtivismo teve sua imagem deturpada.

Para se dizer construtivista é necessário ler, estudar e conhecer. Ele precisa estar "na veia", correndo como sangue, para que realmente seja bem aplicado.

É necessário conhecer as etapas para que o professor possa ajudar seus alunos a adquirirem de forma prazeirosa e mais rápida a alfabetização.

Alfabetizar é ir além do ensino do alfabeto, das sílabas, das palavras. Alfabetizar é inserir o aluno, seja ele criança ou adulto no mágico mundo da leitura.

Alfabetizar letrando é fazer com que o cidadão faça realmente parte do mundo da escrita.

Trabalho como professora há muito tempo e não acreditava nesse método. Achava as leituras de estudo sobre o tema maçantes, mas o livro "O diálogo entre o ensino e a aprendizagem" de Telma Weinz me fez repensar algumas coisas.

Faço o curso Letra e Vida (antigo PROFA) e tenho aplicado as atividades em minha 1ª série. Estou encantada com o que aconteceu com minhas crianças (eu tinha 2 alfabéticas no começo do ano, e hoje tenho 22).

Seria fácil dizer que eu terminei a minha 1ª série quando eu era pequena lendo a cartilha, e que minha sala estar lendo não seria nada anormal. Mas eu lia a cartilha... só a cartilha! Meus alunos lêem livros, gibis, jornal, receitas, contos de fadas!!!

Se você não acredita no método, conheça-o. Vale a pena.`

Mas, como tudo o que existe, ele tem o seu lado ruim: não serve para professores acomodados, que não gostam de trabalhar. Ele pede esforço do professor! Mas para quem é apaixonada (como eu) pelo magistério, as crianças só têm a ganhar!E é gratificante vê-los felizes, lendo de forma crítica e escrevendo de forma autônoma ainda na 1ª série.

Se você gosta de alfabetizar, estude! Acredite! Faça a diferença! A sociedade precisa de pessoas que sonham e que fazem acontecer!

Cláudia Marques
Enviado por Cláudia Marques em 03/10/2008
Reeditado em 30/10/2008
Código do texto: T1210001
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.