Minha vã filosofia

Cubra-se com o manto sagrado, diz a verdade para a mentira.

Não entendendo, a mentira responde: Meu manto é a certeza da impunidade.

A verdade ainda tenta mais uma vez:- Cubra-se com o manto sagrado.

Quando nesse diálogo de "pés quebrados" as duas esbarram na ilusão, escutam um grito:- Olhem por onde andam!

Verdade e mentira de uma só vez respondem: Ilusão! Pega sua bagagem e vá pra bem longe, onde o sonho mora.

Ilusão atrevida responde: -Já estive pelas terras do sonho, andei por entre os vales da esperança e matei minha sede nos oásis aprazíveis do amor e da fraternidade, agora o apego me mandou procurar a mentira e eu a encontro atrevida e arrogante...Ela mal me escutou, me virou as costas e foi de encontro a ira. Fofoca e mentira amigas de infância, dão a luz a ira que se casa com a agressividade, geram o desamor e a solidão.

Pensativa a Ilusão com a expressão triste fecha os olhos e põe-se à refletir.

Novamente escuta a verdade falar para a mentira:- Cubra-se com o manto sagrado!

Sem ter mais o que concluir exclama:- Mentira, já sei o que a verdade quer que você descubra!

Pense você também mentira, o que é que nos mantém longe da ilusão, perto do sonho e da esperança, que nos proporciona o desapego e a cordialidade? Nos torna fraternos e tolerantes? O que você acha que é o manto sagrado?

A mentira diz: Desisto, diga logo o que é, eu não consigo saber a resposta.

A ilusão então coloca-se diante do espelho e olha em frente, estampado no espelho pode-se ver um lindo manto rosa, como mágica nele aparece a inscrição:- Cubra-se com o manto sagrado:

- FÉ!