Acerca dos Biocombustíveis – Uma Realidade Urgente

Qualquer ação que tenha como objetivo diminuir a degradação ambiental tem o meu apoio integral. E, sem dúvida, o papel dos biocombustiveis não é outro senão o de utilizar como matéria-prima substâncias que não agridam o meio ambiente. Os estudos científicos comprovam que o petróleo é um veneno nocivo não somente à natureza como também aos seres humanos. Deve ser por esse motivo que Deus só deixou que ele surgisse nos subterrâneos do planeta Terra, bem distante da maioria das criaturas vivas. Portanto, se fosse algo bom para o meio ambiente e o homem, certamente ele afloraria como uma fonte sobre a superfície terrestre.

Julgo que os biocombustíveis são a nossa salvação. E a sua utilização deve ter grau de urgência para todos os países do mundo. Chega de pensarmos na escala micro, devemos pensar na escala macro. E, conforme os princípios sartrianos, os intelectuais devem ter como papel principal despertar a consciência crítica da população. Chega de nos preocuparmos com os problemas domésticos de cada país, devemos nos preocupar com o nosso planeta.

Caso isso não aconteça o mais breve possível, estaremos decretando a nossa morte, o nosso estúpido suicídio em massa. Já estamos vendo as diversas conseqüências do aquecimento global sobre o nosso planeta: as catástrofes ambientais de todos os gêneros. Sem exageros, os biocombustíveis deixaram de ser tão-somente uma alternativa e tornaram-se combustíveis obrigatórios para as nações desse novo milênio. Afinal, devemos levar em conta que o uso sensato dos biocombustiveis é o primeiro passo para a salvação da biosfera e, por conseguinte, do homem.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 10/10/2008
Reeditado em 10/10/2008
Código do texto: T1221416
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.