Tolentino - COMENTÁRIO QUE VALE A PENA PUBLICAR

O comentário a seguir foi feito pelo leitor Tolentino em crítica ao meu texto O JUDAÍSMO DE MOISÉS, publicado neste mesmo espaço, no Recanto das Letras. Infelizmente o autor ñ deixou meios para q se pudesse enviar respostas e prosseguir com o debate. O texto aqui foi posto na íntegra, sem qualquer ressalva, tampouco edição ou correção gramatical, como pode ser verificado no link do artigo em questão.

1) O sangue dos sacrifícios deveria ser derramado SOBRE O ALTAR. (Lev 17:6) Jesus morreu FORA DO TEMPLO e FORA DA PRÓPRIA CIDADE DE JERUSALÉM. (João 19:17-18/Heb 13:12) 2) O animal para o sacrifício deveria ser SEM SINAL OU MÁCULA ALGUMA; (Lev 1:3) Jesus , de acordo com o NT, foi AÇOITADO. Assim, seu corpo ficou marcado e com sinais (João 19:1) 3) O sacrifício deveria ser oferecido por um kohen (sacerdote) autorizado por D´us, cumpridor da Torah. (Lev 3:5) Jesus foi morto por CENTURIÕES ROMANOS, adoradores de deuses pagãos. (João 19:23) 4) Há uma determinação da Torah que proíbe a quebra dos ossos do animal sacrificado --- mas isso só faz sentido quando um sacerdote judeu é o responsável pela oferta. (Ex 12:46) No caso de Jesus, mais uma vez, são OS ROMANOS que evitam quebrar-lhe os ossos! (João 19:34-36) 5) Os animais para os sacrifícios (de forma geral) deveria, ter no máximo UM ANO DE IDADE. (Num 29:2, etc) Jesus morreu com MAIS DE TRINTA! (Luc 3:23) 6) No dia de Kippur, o sumo sacerdote (kohen gadol) era o responsável pela oferta do korban. (Lev 16) No caso de Jesus, OS ROMANOS (sempre eles) entram em cena mais uma vez...de acordo com o NT foram eles que "cumpriram" tudo isso. (João 19:23) Assim, o princípio defendido pelos messingélicos que Yeshu/Jesus cumpriu a lei dos korbanot NÃO tem base sólida na Tanach. Trata-se de mais um "malabarismo" teológico dos iludidos defensores do NT.