Buscar a Deus a todo o momento e oportunidade

J.M.J.F.C.

“Nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem” (Lc 14, 33).

O contexto dessa situação na qual os discípulos de Jesus estão inquietos e aflitos por saber quais as condições que são necessárias para segui-lo, é de pura tensão. Tensão porque eles não sabem o que Ele irá exigir! Tensão porque eles não sabem o que Ele irá pedir em troca do seguimento.

Embora eles já o conhecessem não se podiam dar ao luxo de imaginar que Ele era como um dos demais homens sábios e entendidos daquele tempo, pois que Jesus era figura extraordinária demais para se enquadrar nos moldes do comum. Atesta isso o fato de que noutras passagens está escrito que Ele ensinava como quem tinha autoridade, diferentemente dos fariseus que ensinam porque estavam sentados na cátedra de Moisés, ou seja, podia ensinar devido a uma tradição já existente entes deles.

O que quis dizer nosso Senhor quando disse “se não deixar tudo”? O que devemos entender por “tudo”? Na minha pouca compreensão Jesus quis chamar a atenção para aquilo que temos de mais essencial na vida. O mais essencial seria de cada um seria aquilo que contribui para o crescimento e desenvolvimento próprio.

Ora, ir e ficar com Jesus são o principio da vida, pois assim atesta o livro do Eclesiastes: “o temor do Senhor é fonte de vida”. Se o temor do Senhor é fonte de vida quanto mais o conviver com o Senhor? É justamente para isso que Jesus desafia seus discípulos.

Naquele momento de decisão entre o ir e ficar com o Senhor e o desistir abalaram muitos daqueles que ali estavam. Esse pode ser o sentimento que muitas vezes assola o nosso coração atribulado. Porém, é neste momento que conhecemos o quanto realmente amamos a Deus.

As provações pelas quais passamos são bons momentos e boas oportunidades dadas por Deus a nós como dom de sua graça para nosso crescimento espiritual, moral, psicológico, enfim, do todo que somos diante Dele e dos homens, nossos irmãos. Quando somos provados em nossas limitações, aquilo que realmente somos e temos diante de Deus e dos homens vem à tona e já não podemos mais dissimular, já que a nossa própria verdade está escancarada, visto estarmos sendo guiados e iluminados por Deus através de seu Espírito é que isso se torna possível.

Deus sabe o quanto o amamos a até aonde vai a nossa disponibilidade para servi-lo e ama-lo, mas nós não temos consciência disso, por isso a necessidade das provações. Que, na verdade, são métodos da “pedagogia” de Deus para atrair a Si aqueles que o amam.

Então, quando estivermos em situação calamitosa elevemos as nossas preces a Deus no sentido de poder amá-lo ainda mais apesar de todas as contrariedades que nos assolam naquele momento. Não desanimemos nunca porque Deus nunca desanima de nós.

Que a exemplo da Santíssima Virgem possamos dizer: “faça em mim segundo a vossa vontade meu Senhor e meu Deus”.

Dranem
Enviado por Dranem em 04/11/2008
Código do texto: T1266371