A oração mariana é força de união na Igreja

A oração mariana é força de união na Igreja por que possui ao menos duas características importantes que são sua fundamentação e sua finalidade.

Toda e qualquer expressão de piedade que tem como direção Maria está fundamentada em bases de teor eminentemente bíblicas. Estes, por sua vez, derivam das duas saudações emitidas a Maria por parte do anjo Gabriel e Isabel ambas as saudações são encontradas no Evangelho de São Lucas. Nestas saudações estão como que expressas, porém de modo implícito, três grandes verdades atribuídas a Maria que são: a virgindade, a santidade perfeita expressa pela exclamação “cheia de graça” e a agraciada em plenitude: aquela que encontrou graça aos olhos de Deus. Portanto, algo que brota da mais genuína fonte só pode conter germes de união que, se vividos, incrementam e ampliam de modo significativo a vida na e da igreja local encontrando eco na Igreja Corpo místico de Cristo.

Ao passo que seu fim menos objetivo possível já contém os elementos primeiros de nossa fé cristã que são a Encarnação do Verbo de Deus e na Redenção, momentos esses vividos de modo muito singulares por parte da Santa Mãe de Deus, significam que, em si mesma essa prática da vida cristã é muito aconselhável, isto é, a oração mariana.

Outro fato a ser destacado nesta prática é sua característica de louvor a Deus, visto que, ao dirigir petições e súplicas a Maria, confessa-se tacitamente a fé no Deus das promessas ao povo da antiga Aliança que, de um modo muito especial, são cumpridas em Maria (“aquela que acreditou”). Mas não só estes aspectos, pois existem outros tantos que merecem especial atenção. Quando se reza a Maria, com Maria e do jeito de Maria exalta-se a figura da Mulher em seu aspecto mais profundo e primeiro. Que, de modo simples pode ser expressa pela fórmula: “criada a imagem e semelhança de Deus”.

Juntamente ao desenvolvimento sadio e eficaz da piedade mariana está embutido o desenvolvimento da espiritualidade de cunho eminentemente mariano que é a obediência à palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras.

Obedecer, numa perspectiva bíblica, significa, entre outras coisas, está atento às manifestações de Deus expressas na vida do povo do qual Ele é o Libertador e Aquele que acompanha. Entretanto, esta atenção estará voltada e centrada na relação de Maria com Cristo. Quando se diz Cristo quer se aludir ao fato da fé pascal da Igreja que é a fé iluminada pelos raios da ressurreição.

Em louvor de Cristo. Amém!

Dranem
Enviado por Dranem em 04/11/2008
Código do texto: T1266395