Amigos e família

A proximidade das pessoas pode gerar inúmeras mensurações sobre as atitudes e pensamentos expostos do outro. A primeira vista vem o conhecer, algo simples e distante, pois não houve maior entrosamento entre as partes, por sua vez, com o passar do tempo começa a gerar o assunto mais profundo, o sorrido largo e a intimidade calma e gostosa por se tratar de amigos, ou melhor, recentes amigos com muitas histórias para contar.

Basta apenas um encontro de domingo, algo ocasional e sem maiores expectativas, sobretudo, com entusiasmo de estar num ambiente familiar e aconchegante. Pessoas que nunca foram apresentadas se conhecem e dialogam com a maior naturalidade e enfim o humor toma conta da ocasião, vem o mais falastrão, o homem resolvido, aquele que não deu ouvido as falas de pouca força e foi em frente, foi à luta, está aonde quer, mas percebo que o querer desse homem tio ainda tem muito caminho para percorrer. Este nobre membro da família fala do passado, fala com o presente envolvente e direcionado aos ensinamentos do nobre pai visto na infância como carrancudo e depois de chegar à fase adulta percebe que ele foi um pai realista e necessário no seu jeito de ensinar a viver.

Agora pouco me referi ‘foi’ como forma de falar do passado, por sua vez, esse majestoso homem está firme e forte ao nosso redor enfeitando nosso dia-a-dia com sua imensa sabedoria. Continuando o dia de domingo, falas engraçadas foram respingadas na atenção de todos, com uma única direção fortalecer àquele dia e viver o passado como um bom momento que deveria ser relembrado e assim se passou, os olhos murmuraram com o decorrer do encontro e logo mais fomos convidados a participar de um almoço diferenciado, aos majestosos delineamentos da culinária de minha querida tia, irmã do falastrão da ocasião e muito querido também.

O irmão, outro tio maravilhoso, fala dos rebates da infância e dos movimentos causados pelo clamor do pai numa rigidez necessária e folclorizada naquele momento por se tratar de um instante aberto e voltado a imergir a felicidade do agora pelo odor das risadas maravilhosas. Eu de longe só vivenciando o momento e alguns amigos recém encontrados fazendo de um simples dia uma roda de festejos da fala e, no desencontro do escritor, apenas o desvendar dessas letras camufladas agora e encontradas ontem para fortalecer o encontro que ficará marcado pela riqueza de detalhes no festival de pensamentos.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 05/11/2008
Reeditado em 05/11/2008
Código do texto: T1267592
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.