A IRA

A IRA

... Existe dentro de nós uma energia naturalmente irada, instintiva, quase animal, que devemos controlar. Senão ficamos coléricos, intolerantes, dominados, pela emoção, e entramos em atrito com as outras pessoas por qualquer coisa. Esse sentimento de raiva representa o excesso de uma força primitiva, essencial á vida, que nos faz defender o nosso espaço ou conquistas. Quando nos deixamos dominar por esse sentimento que comumente chamamos de Ira, nos desgastamos muito, lutando contra tudo e todos, como se algo sempre estivesse ameaçando nosso espaço ou mesmo tudo que temos e conquistamos. Mas, por outro lado, quando conseguimos controlar a ira e ela tornam-se enfraquecida, pode nos levar á auto-anulação e ao excesso de desprendimento o que pode abrir nossa guarda para o pessimismo, depressão e várias doenças de origem material ou espiritual. Porém, o bom uso dessa força, nos dá a sensação de segurança. Essa essência ou força que chamamos de Ira está localizada no primeiro chacka, que em seu mundo é conhecido como: “chacka da base”, situado na base da coluna representado pela cor vermelha. Está ligado ás necessidades primárias e ao instinto de sobrevivência. Todos precisam aprender a equilibrar a Ira e para isso existem algumas regras básicas: - Devemos praticar atividades físicas ou esportes que gastem o excesso de energia e, ao mesmo tempo, aprender e ensinar regras e ética. Dançar ou escutar músicas inspiradas, ou até ritmos que lhe deixe em paz com sigo mesmo... Reserve sempre um tempo para o descanso. Pode fazer meditação ou praticar alguma atividade que acalme a mente e favoreça a interiorização. Se estiver em locais com muito barulho e agitação, procure caminhar tranqüilo e pensando na paz onde você pode encontrar o silêncio. Procure viver em harmonia com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão de sua dignidade. A mentira às vezes cai bem mais, procure falar sempre a verdade, clara e mansamente. Escutara muitas mentiras, mas procure escutar a verdade dos outros também, pois elas têm as suas próprias histórias e poderá absorvê-las. Tome muito cuidado, pois é inevitável na vida, mas evite os agitados e agressivos, pois essas pessoas ferem nosso espírito. Nunca se compare aos demais, olhando-os como superiores ou inferiores a você, pois isso o tornará superficial e amargo. Tenha seus ideais e viva-os intensamente pelo que já conseguiu realizar. Mantenha o interesse no seu trabalho por mais humilde que seja, pois ele é um verdadeiro tesouro na continua mudança dos tempos e em sua vida. Procure agir sempre com prudência em tudo que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas, mas não fique cego ao bem e há luz do amor que sempre existe. Muitos lutam por nobres causas em todos os mundos, visto que a vida está repleta de heroísmos. Seja você mesmo, sobretudo e não simule afeição nem mesmo transforme o amor em brincadeiras porque no meio de tanta avidez ele é perene como a relva. Aceite com carinho os conselhos dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude. Cultive a força interior do espírito e você estará preparado para enfrentar as surpresas adversas. Não se desespere com o perigo imaginário porque muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão. Conserve consigo mesmo uma disciplina sadia juntamente com a bondade, o amor e a esperança. Você é filho do Universo, pois assim imagine-se irmão das estrelas e amigo da natureza. Sinta que mereces estar aqui e mesmo que você não perceba o universo esta cumprindo seu destino. Procure estar em paz com o ser supremo, seja qual for o nome que você lhe der. No meio de seus afazeres e aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve no mais profundo do seu ser a harmonia e a paz. Acima de toda mesquinhez, falsidades e desenganos, o mundo ainda voltara a ser bonito. Caminhe com cuidados, faça tudo para ser feliz e partilhe com os outros a sua felicidade...

Trecho do Livro “O Príncipe das Trevas”

Autor: Jose Meireles do Nascimento

Jose Meireles
Enviado por Jose Meireles em 05/11/2008
Reeditado em 25/05/2009
Código do texto: T1267644
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.