Só mais um pensamento

Se é necessário uma contra força maior para que diferenças menos importantes em forças menores deixem de existir e estas se unam em um objetivo comum. Acredito que o poder esteja na proporção de aliados, inclusive se as forças menores forem o suficiente para sobrepor em força e tamanho a força única que as une, esta força invariavelmente perderá aliados em beneficio das menores com critério de justificativa moral de defesa dos oprimidos ou convenção política, puramente egoísta e de critério de preservação própria sem qualquer justificativa que possamos ajustar a este fato. É simples de entender, duas turmas de crianças brincando de guerra de balões com água, uma contra a outra, e durante este fato, junte um adulto a brincadeira, imediatamente as crianças formam só uma chapa para abrir fogo contra o inimigo maior, e se unem esquecendo suas diferenças, sejam reais ou imaginarias. Na brincadeira, quando este adulto, se não for capaz de dominar as crianças, certamente outros adultos brincaram a favor das crianças naturalmente, pelo instinto natural de vencer, não importando o caráter inferior das classes que estiverem momentaneamente no poder isolado de uma situação qualquer.