Animal Racional?

Não nascemos prontos e estamos bem longe disso. Algumas coisas ainda causam tanta indignação que fico pensando se nossa raça merece mesmo ser chamada racional.

Imagino que a modernidade tem atingindo nosso cérebro e nossas atitudes condizem os pensamentos.

Um dia desses, recebi um vídeo dele – o querido –, que mostrava solidariedade entre dois macacos numa situação de condicionamento. Os dois eram submetidos ao mesmo teste, que consistia em encaixar a figura geométrica certa no espaço correspondente. Um dos macacos, o primeiro, encaixou o triângulo dentro do círculo e por fazer errado, não recebeu o prêmio. Em seguida, o outro macaco foi ao mesmo lugar e encaixou a peça certa e ao voltar ao seu lugar, recebeu como prêmio uma banana. O olhar do treinador acusava aquele que havia feito errado e ele, mesmo sem poder falar, expressou com o olhar a culpa assumida diante da acusação muda, porém não menos taxativa.

O amigo macaco, que havia recebido o prêmio por ter acertado, descasca a banana, parte ao meio e lhe estende a mão, entregando-lhe a outra metade.

É uma cena comovente e nos põe a pensar sobre uma série de coisas.

A competitividade de hoje, não permite espaços para erros graves ou pequenos enganos. Os olhares acusadores espetam como lanças. Ferem silenciosamente, pois também não é preciso dizer uma palavra ou mover um músculo sequer para condenar.

Quantas vezes já pudemos viver os dois lados? Temos o dia de acusador e o dia de condenado.

Estar na posição de acusador nos coloca certa vantagem e poder, como se fôssemos os donos da verdade absoluta, subtraindo do acusado o direito sequer de defender-se.

O acusado ao contrário, diante dessa situação, parece até diminuir, muitas vezes encolhe-se como se desejasse simplesmente tornar-se invisível.

Vejo essas situações repetidamente nos ambientes de trabalho. Um monte de gente agindo com irracionalidade, competindo pela banana e sem o mínimo de compaixão por aquele que muitas vezes chega a chamar de amigo.

Ter compaixão não significa, contudo ter de ser condescendente e cúmplice daquele que erra e sim tentar colocar-se no lugar dele, tentando entender a situação e o que o levou a cometer o erro.

Os fatores podem ser diversos: imaturidade, ansiedade, despreparo, medo, competitividade, dentre outros. Claro que também existem aqueles que o fazem por maldade, mas isso já é uma outra questão.

Os erros são grandes mestres do tempo. Fortalecem-nos e capacitam. Se a vida fosse fadada à perfeição, não teria sentido porque nos construímos todos os dias. Somos a soma de todas as nossas experiências boas ou ruins. Vivemos pouco tempo para cometermos todos os erros e precisamos então, aprender com os erros dos outros.

Ficamos pensando tempo demais no futuro mesmo sem saber se estaremos lá.

Hoje já é o futuro de ontem e se ousar fazer desse dia o melhor que puder, será bem mais agradável olhar para trás e quem sabe lembrar-se de quem dividiu a banana com você.

Fernanda Vaitkevicius
Enviado por Fernanda Vaitkevicius em 18/11/2008
Código do texto: T1289829
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.