A KIZOMBA

Nunca é demais lembrar a grande festa que fez a escola de Samba Vila Isabel, na avenida, no ano de 1988. Um grande samba enredo, para festejar e comemorar os cem anos da abolição.

A Vila Isabel, com uma composição chamada KIZOMBA - A FESTA DA RAÇA - entrou, desfilou sua grande poesia e ganhou o carnaval, exaltando a vida e a liberdade!

A Vila, naquele dia e naquele desfile, foi uma verdadeira KIZOMBA, uma grande confraternização ! A Vila chamou todo o povo à luta, por liberdade e justiça !

A Vila soltou um grito forte que correu a terra, os céus e os mares, mostrando o valor da arte, o valor de uma cultura. Ela nos acordou, despertando em nós fortes emoções e nos carrregou para o meio da Avenida !

A Vila Isabel, por intermédio do seu líder, o grande cantor e compositor do Samba, conseguiu mostrar a FORÇA da sua arte, a força da cultura e da bravura, a força de um povo.

Ela nos emocionou, nos arrepiou e sua apresentação ficou na história desta cidade, como um marco de conscientização de toda uma geração!

Por este motivo, neste dia, quis lembrar um momento marcante da "Consciência negra", da valorização da arte e da vida! da valorização de um povo e e toda a sua beleza cultural!

Como expressa o samba "VEM DA LUA DE LUANDA (AFRICA) PARA ILUMINAR A RUA ...", eu digo que veio de Luanda não só para iluminar a rua, veio para iluminar a avenida, esta cidade, o Brasil, assim como também o mundo.

Ela veio para iluminar a consciência de todo o ser humano para a valorização da vida! para a valorização do amor ! Do amor universal!

Dia 20 de novembro :" dia da consciência negra "

Cristin
Enviado por Cristin em 21/11/2008
Reeditado em 06/02/2016
Código do texto: T1295308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.