O ACORDO ORTOGRÁFICO

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

É um tratado internacional e tem como objetivo a criação de uma ortografia unificada para o Português a ser seguida por todos os países que tem a lingua como oficial.

Em 16/12/1990 foi elaborado em Lisboa o primeiro texto desse acordo por Brasil,Portugal, Moçambique,Angola,Cabo Verde,Guiné Bissau,São Tomé e Príncipe,ficando várias pendências,exigências e adendos que não se resolveram,impedindo assim ao longo desses 18 anos,o sucesso do mesmo.

Em 2008,porém,todos os países acima assinaram o texto final do acordo,onde cada um definiu seu prazo para a implantação das mudanças nas publicações oficiais,nas produções editoriais e nos currículos escolares.

Em Portugal o prazo será de seis anos para as referidas modificações considerando todos os seus setores.No Brasil,2010 é a data oficial para as editoras adaptarem os livros didáticos,sendo que os demais setores ainda não foi definido o cronograma.Um dicionário da Academia Brasileira de Letras é aguardado para este ano.

A unificação ortográfica acarretará alterações na forma escrita de 1.6% do vocabulário usado em Portugal e de 0.5% no Brasil.Como vemos,não será um processo difícil de ser assimilado por nós e vem como uma força para unir uma bela nação através da nossa querida e amada e que eu considero a mais bonita do planeta,a nossa lingua portuguesa!

Fonte: jornal da comunidade jesuita - Colégio Santo Inácio - Rio de Janeiro - mês outubro 2008

Cristin
Enviado por Cristin em 04/12/2008
Reeditado em 06/02/2016
Código do texto: T1318318
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.