Diálogo (im)pertinente

– Quem é Papai Noel?

– Nicolau, um membro da Igreja Católica, inspirou a lenda do Papai Noel. Segundo a história, ele morou em Lycia, Ásia Menor, hoje Turquia, onde costumava sair rua afora distribuindo presentes e bolsas de ouro para crianças e adultos necessitados.

– Quem transformou Nicolau em Noel?

– Em um momento da história, os alemães protestantes associaram a imagem de Nicolau às festas de Natal, identificado como o dia do nascimento de Cristo, uma boa ocasião para a prática do bem...

– Onde vive o Bom Velhinho?

– No mundo todo. Na Alemanha, ele é chamado de Kriss Krigle. Na França, Pere Noeal. Quem fala a língua espanhola o nomeia de Papa Noel. Os ingleses acham que ele é o Father Christmas. No Japão ele é denominado de Jizo... Como vê, povos do mundo todo cultuam Papai Noel.

– Papai Noel tem filho?

– Filho? Ué, filho dele é toda criança que há no mundo.

– Papai Noel é bom e generoso, não é?

– É! Para ele a vida é o bem que está acima de todos os outros.

– Já que ele vive nos quatro cantos do mundo, eu acho que ele é um baita preguiçoso.

– Preguiçoso?...

– Sim! O professor disse na escola que há muitos doentes e famintos aí pelo mundo. Esse Papai Noel faz pouco para acabar com a doença e com a fome, sabia?

– Pouco?

– Sim! Pense: o professor disse que saúde não é só não ter doença. É sentir bem-estar físico, mental e social... Por isso ele disse que há muito doente no mundo. Disse que, por isso, a cada três segundos morre uma criança de fome no planeta. Isso é por não ter saúde, não é? Eu acho que a fome é a pior doença.

Ela mata muito...

– ...

– São mais de 5 milhões de crianças que morrem todo ano no mundo. O que é mais de cinco milhões?

– É muita gente...

– Tá vendo? Se é que Papai Noel é bom, generoso, tem saquinhos de ouro para jogar dentro das casas das pessoas e acha que a vida está acima de tudo o mais, ele deveria sair da preguiça e fazer algo mais.

– ...

– Já que ele está presente no mundo todo, isso não seria difícil para ele... Não acha que ele é um tremendo preguiçoso?

– ...

A criança, folheando o cardeninho da escola: Papai Noel poderia pegar apenas 25 milhões de dólares e usar para reduzir a fome que castiga os 15 países mais famintos da África e da América Latina. Com isso, todo ano, mais de 900 mil crianças como eu poderiam ter aquela saúde lá, que o professor falou que é importante até para alguém viver a tão falada cidadania. Papai Noel não poderia ele mesmo pegar esse dinheiro e fazer isso pelos filhos que ele tem por aí, pela vida que ele acha a maior?

– ... olho arregalado.

– Pai, o que você pensa sobre isso? Fala, pai!