Ederaugusto – COMENTÁRIO QUE VALE A PENA PUBLICAR

O comentário que segue foi feito pelo leitor Ederaugusto ao meu texto A VOLTA DE CRISTO E A FÉ CATÓLICA, publicado no meu espaço no Recanto das Letras, no link http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1392617. O texto foi posto na íntegra, sem nenhuma edição, tampouco correção gramatical. Diferente, porém, dos outros comentários que outrora publiquei, este eu faço comentário em resposta a observação do leitor, o que seguirá ao parágrafo do cementáro.

O COMENTÁRIO

“Muita coisa que você disse sobre a idade média é realmente correta e precisa, mas a dúvida persiste: Por que a igreja adventista insiste numa doutrina , a trindade, que não é nem bíblica e na verdade foi desenvolvida pela igreja católica? Sei que como estudante de história você deve saber disso, é bem conhecido o relato sobre o desenvolvimento da doutrina pelos católicos, não entendo porque uma igreja séria como a Adventista simplesmente tomou emprestada tal inverdade, assemelhando-se a todas as outras igrejas evangélicas. Na realidade quem estuda história e religião sabe que o grande erro de Lutero foi não fazer uma reforma completa, mas continuar adotando alguns ensinos católicos, como a trindade, por exemplo. Abraços!”

A RESPOSTA AO COMENTÁRIO

Amigo Ederaugusto, em atenção à observação que você deu ao meu artigo A VOLTA DE CRISTO E A FÉ CATÓLICA, no link http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1392617, publico aqui a resposta que dei a uma pergunta consoante ao mesmo assunto. Alguém no YR indagou sobre a crença adventista na Trindade, determinando que é doutrina católica, portanto falsa. A tal questão dei uma resposta que foi escolhida pelo autor da pergunta como a melhor, sendo que abaixo publicarei o comentário que o mesmo fez sobre a resposta.

A pergunta na verdade trata-se de uma solicitação:

“Apreciaria saber, qual é a diferença entre a Trindade Católica e a Trindade da Igreja Adventista do Sétimo Dia.”

A resposta que dei diz que não há diferença, pois a Trindade existe independente da vontade da Igreja Católica e da vontade da Igreja Adventista. Embora seja pouca, alguma parte da doutrina católica ainda é bíblica, pois do contrário ela não seria identificada como prostituta, sendo chamada então de religião do dragão, pois as religiões que nada têm da Bíblia assim são chamadas em Apocalipse. Todavia, a Igreja Católica é identificada como prostituta, que quer dizer profanada e profanação é misturar o impuro com o puro, como os falsos profetas também fazem. Portanto, quando Jesus disse "ide por todo mundo (...) e Batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" estava falando da Trindade, só não usou essa palavra, como muitas que hoje se usa e não estão também na Bíblia, como, por exemplo, espiritismo, ocultismo, umbanda, homossexualismo, masturbação, etc., que não estão, mas todos sabemos como identificar tais coisas no Livro Sagrado, sendo que sobre essas práticas está bem explícito que são pecaminosas.

Logo, amigo, sendo que Jesus deu testemunho do Pai e do Espírito Santo, quem diz e prega que não existe Deus Pai, Filho e Espírito Santo está negando ao próprio Jesus e Sua comissão, sendo então herege pior que os que não conhecem a Deus, pois foi Ele mesmo quem disse que o Filho dá Testemunho do Pai, que o Pai e o Filho testificam do Espírito e que este último dá testemunho dos dois, sendo que o próprio Jesus dá testemunho de que o Paio o enviou.

Portanto, não se pode vir com acusações satânicas, pois quem assim faz assume a posição do falso-cristo, pondo-se a serviço do Inimigo de Deus, como os autodenominados adventistas leigos e outros intrigueiros que usurpam o nome de adventista fazem!

São os agentes do inimigo dentro de casa.

O comentário do autor da pergunta à resposta:

“Parabéns! Sou grato pela sua participação. Anexei parte de seu texto, e pergunto: Estariam os pioneiros também possuídos pelo demônio ao se posicionarem contra uma doutrina espírita?”

A isso respondi que não disse que os contradizentes estão possuídos pelo demônio, mas a trabalho dele. Quanto ao que os pioneiros adventistas pensavam, é sabido que a reforma de Lutero parou no primeiro item, sendo que Deus tinha muitos mais, mas Ele não faria tudo de uma vez, pois o primeiro passo já foi pesado para a geração de então. Provavelmente Lutero mesmo, com a luz que tinha então, teria censurado as reformas da igreja adventista dos pioneiros. Todavia, embora Lutero tenha dado um passo gigantesco, faltava muito para a reforma ser concluída e se tivesse acontecido no tempo dele ele mesmo se sujeitaria à mudança de posição, se ela tivesse fundamento bíblico. É certo que a Igreja Adventista evoluiu no conhecimento (os próprios pioneiros mudaram muito do que pensavam inicialmente) recebendo mais luz à medida que iam aprendendo e admitindo equívocos do tempo em que ainda não tinham o conhecimento. Isto se chama aprendizado e crescimento. Se não houvesse isso, provavelmente muitos adventistas ainda fumariam, beberiam e não guardariam o sábado, como era no início. A doutrina sobre a justificação pela graça, por exemplo, só foi aceita em 1888. Pelo pensamento que os ditos adventistas leigos pregam, a igreja deveria continuar no erro só para não dar a entender que é volúvel. Devemos ser volúveis sim em relação ao que está certo, sempre corrigindo os erros da ignorância passada.

Quem não crescer jamais alcançará a eternidade.

A doutrina da Trindade não é espiritismo. Sabemos bem o q é espiritismo. Se a doutrina da Trindade fosse espiritismo, Jesus não teria dito que importa que Deus seja adorado em espírito e em verdade. Se aceitar o Espírito Santo fosse espiritismo, adorar em espírito e em verdade também seria.