Você quer convencer ou intimidar alguém? Regras de boa ( ou má) convivência

Se você quiser convencer alguém, fale, fale baixo, se possível; se quiser intimidar, grite, vocifere, xingue, blasfeme.

Se quiser convencer alguém, gesticule apenas; se quiser intimidar, dê murros na mesa ou no indivíduo.

Se quiser convencer alguém, use naturalmente um tom didático na voz, próprio de quem ensina; se quiser intimidar alguém, seja autoritário, banque o tirano.

Se quiser convencer alguém, tenha paciência; se quiser intimidar alguém, tenha pressa, você não tem tempo a perder.

Se quiser convencer alguém, esteja convicto de suas ideias e do benefício que elas trarão a todos; se quiser intimidar, obrigue a pessoa a mudar de ideia, se ela já tiver uma, e a querer o que você quer e pronto.

Se você quiser convencer alguém de alguma coisa, e ele já estiver convicto de outra, não precisa adotar para si a opinião do outro, basta que você respeite o outro e o seu (dele) ponto-de-vista.

Se quiser intimidar alguém, obrigue-o a abandonar todas as suas convicções e force-o a seguir as suas; você não tem que ficar explicando nada, ele já deveria saber, que inferno! Pra ele deixar de ser besta!

Agora, se você quiser ter o respeito do seu interlocutor, respeite-o, porque, se você não respeitar o seu interlocutor, ele não lhe terá respeito e, assim que puder, ou se a situação ou posição se inverter, ele vai colocá-lo no seu (de você) devido lugar: fora! Porque você não merece o respeito, você não aprendeu a conversar, a conviver. Pode ser que, por misericórdia ou compaixão, ele lhe dê outra chance, que também é coisa que você precisa aprender a fazer com os outros.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 30/01/2009
Reeditado em 12/03/2011
Código do texto: T1413271
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.