Salada de Provérbios – Uma reflexão de domingo

Tenho um vício imperdoável. Sempre gostei de ler os provérbios e tentar aprender com eles que me passam belos sentimentos inteligentes. Mas não faço isso para ser depois daqueles pedantes que ficam defecando regras de conduta às quais sou avesso e também andei escrevendo e compondo um poema sobre isso: Regras e Régua como uma tentativa de ordenar a nossa conduta filosófica frente a vida.

Bom hoje eu recebi um arquivo onde a amiga pedia que lêssemos duas ou mais vezes o conteúdo da mensagem que esta contida nos célebres arquivos PPS e que abro sempre curioso para ver do que se trata. Se for interessante eu depois retiro como matéria prima para refletir e escrever sobre o assunto.

É o que farei agora para guardar porque de fato merecia a minha leitura e também a releitura e quem sabe, algumas palavras fazendo reflexões sobre o exposto, que recebi em espanhol e portanto tentarei comentar em cima do que entendi. E claro que serei perdoado pelos leitores pelo esforço de tentar interpretar algo que pode ser que a intenção do autor seja diametralmente oposta a minha. Mas... Vamos lá?

Quien no comprende una mirada tampoco comprenderá una larga explicación. Proverbio

Aqui estou vendo o enfado de determinados interlocutores quando o assunto se torna inóspito, denso e até mesmo cansativo. O provérbio nos induz a que percebamos o esforço inútil desprendido a explicar o assunto para quem não tem capacidade de compreender os detalhes quanto mais um assunto longo. Acho que este provérbio pode ser útil para concluir discussões de bêbados em mesa de bar, ou até mesmo àquelas em que todos têm razão e nenhum as detém ao mesmo tempo. Risos.

Si te caes siete veces, levántate ocho. Proverbio

Aqui o autor nos apresenta uma mensagem de pensamento positivo frente as dificuldades da vida, ou seja, que não devemos nos entregar quaisquer que sejam as agruras pelas quais tenhamos que passar. Caiu sete vezes? Levante oito!

La paciencia es un árbol de raíz amarga pero de frutos muy dulces.

Proverbio

Este provérbio é profundo e suculento e nos mostra a força e o poder da virtude da paciência. Quantos de nós mesmos não a perdemos em momentos tolos e inconsequentes? E sentimos depois o gosto amargo do remorso pela insensatez empreendida. O nosso chamado ‘pavio curto’ quanto já não nos fez sentir o gosto fel no lugar do mel?! Só quem passou por isso sabe do valor da paciência. Esta é uma árvore da qual temos que ter a maior atenção e carinho.

¿Qué sentido tiene correr cuando estamos en la carretera equivocada?

Proverbio

Este gostinho maravilhoso começo a sentir agora aqui no meu cantinho, já aposentado e sem tempo pra correria do trabalho, do trânsito, enfim àquele estresses que todos têm e sentem, agora vivo sem preocupação com as horas, mas já estou começando a engordar de novo, o que me causa apreensão, no entanto, emagrecer pra que? Ah! Para a saúde? Ta bom... Talvez deva repensar a estrada não é? Talvez...

Cuando te inunde una enorme alegría, no prometas nada a nadie. Cuando te domine un gran enojo, no contestes ninguna carta.

Proverbio

Este pensamento é meio sovina como conter uma alegria quando ela se apresenta além da conta? É óbvio que a gente fica generoso e sai gastando por conta, tentando dividir com os outros o nosso contentamento. Mas nos faz pensar em ser comedidos para não extrapolar, o mesmo se dá do lado da raiva, do ódio, ao pedir que fiquemos calados e não expressemos o dissabor. Creio que este provérbio tem ligações com o da virtude da paciência.

Cuando hables, procura que tus palabras sean mejores que el silencio.

Proverbio

Gosto muito deste provérbio e já havia anotado ele no perfil de uma amiga só que no sentido da inveja, outro dos pecados capitais. Considero o silêncio uma arte para quem sabe beber e degustar dele acaba por se inebriar com a eloqüência como se comunica com o nosso intimo. Penso que nesse sentido podemos também repensar nossas palavras vãs e inconsequentes. Há que se ligar o ‘simancol’, mas confesso que para mim que sou um conversador de jogar conversa fora a toda hora é um martírio ficar calado e olha que eu vivo sozinho. Será que é isso? Que se eu tivesse alguém do meu lado ficaria mais calado? Sei, não! Acho que é da natureza de cada pessoa. Viram quantas palavras gastei para um simples provérbio? Risos

El sabio puede sentarse en un hormiguero, pero sólo el necio se queda sentado en él.

Proverbio

Este pensamento pode aparentemente ser meio bobinho, mas é super profundo. De fato há uma relação direta com o anterior porque recomenda nossa prudência, ou seja, não sente num formigueiro se você não tem ‘poupança’ suficiente para bancar a defesa da tua tese. Se você não tem argumentação suficiente para enfrentar o diálogo. Serve até para repensar aqui com meus botões se deverei ou não colocar esta minha reflexão no formigueiro das opiniões das pessoas bem mais sábias e preparadas que eu. Mas se pensar assim também nunca sairei de dentro de mim para desvendar o universo que há por ai para ser descoberto. Não é mesmo? Eu não temo e nunca temi as minhas tolices, meus erros, equívocos ou interpretações. Aprendi muito com eles e estou aqui aprendendo novamente. Quem sabe uma critica construtiva não caia aqui no meu colo e estimule novas reflexões? Quem sabe?

Añorar el pasado es correr tras el viento.

Proverbio

Mas não se pode negar que volta e meia recorremos ao passado para reviver os melhores momentos. Aqui no provérbio entendo que o autor se refere aos ‘maus momentos’ que seria o mesmo que correr atrás do vento e que serve também para as oportunidades desperdiçadas, ou como tem aquele ditado ‘não adianta chorar o leite derramado’

Si eres paciente en un momento de ira, escaparas a cien días de tristeza.

Proverbio

Aqui uma relação direta com outro provérbio, acima exposto, relacionado à paciência e também quando fala dos excessos de alegria e de dor para se conter nas manifestações. É um aviso de precaução para não acumular problemas no futuro por um ato impensado e/ou motivado pela impaciência, ou seja há que se ter ciência de que o melhor é frear o impulso.

De lo sublime a lo ridículo no hay más que un paso.

Napoleón I

Aqui Napoleão fala da pequena distância entre o que é sublime do que é ridículo e poder-se-ia também inferir o mesmo sobre o amor e o ódio, o pecado e a virtude, a tolice e a sabedoria, enfim a aproximação que se dá entre o bem e o mal, entre os pólos da ignorância e do saber, do sentimento e da indiferença. Entre a riqueza e a pobreza. O tema é vasto e riquíssimo para análise e formulação de idéias.

Las preguntas no son nunca indiscretas. Las respuestas, a veces sí.

Oscar Wilde

Outra verdade insofismável nos apresenta Oscar Wilde porque a indagação, a pergunta em si não traz indiscrição, o que está embutido no embrião de uma resposta essa sim. Esta é uma temática que é muito usada nos doutorados acadêmicos, na qualidade que se tem de abordar um assunto esgotando todas as possibilidades de perguntas e respostas para trazer a luz de uma verdade em si e de per si. Eu penso assim, embora me constranja, às vezes, com certas perguntas, mas guardo sempre agilidade de resposta meio de improviso e no meu estilo intuitivo, dedutivo, motivadoras para novas abordagens. Ter estudado filosofia me ajuda muito.

Es menos malo agitarse en la duda que descansar en el error.

Alessandro Manzoni

Achei estas palavras, este pensamento de Alessandro, por demais interessantes e práticos para nosso dia a dia. Relembrei-me aqui de um episódio onde estive envolvido no registro das obras do Governo da Bahia 75/79 e que eu tinha um cuidado extremo de só indicar àquelas que efetivamente haviam sido realizadas. Como o Estado da Bahia é muito grande era impossível estar presente in loco para verificar a autenticidade da obra. Foi quando o Governador, sabiamente, me indicou que registrasse a obra e tornasse pública porque assim saberíamos da veracidade ou não da sua execução. E me parece que este ditado acima comprova isso, que é melhor agitar-se na dúvida que se acomodar no erro.

Las ideas no son responsables de lo que los hombres hacen de ellas.

Werner Karl Heisenberg

Sim! Ninguém que possui uma idéia qualquer, ela de per si, pode ser responsabilizada numa eventual demanda. Este pensamento é libertador. Sou radicalmente contra a censura das idéias que por sinal movem o mundo e impulsionam o seu progresso e nenhum dos autores aqui destes provérbios tem responsabilidade, ou as idéias por eles manifestadas, com a interpretação que eu ou outra pessoa possa vir a ter sobre elas. Isso é um fato que nem sempre é bem compreendido e daí que surgem os odiosos moralistas doutrinários a cercear o direito de livre expressão das idéias, sejam elas quais forem.

Huye de los elogios pero trata de merecerlos.

François Fénelon

François me pareceu recomendar que não fugisse dos elogios, mas façamos de tudo para merecê-los e isso, de fato, é um estímulo valioso para quem se dedica a sublime arte de escrever, mas serve também para as demais atividades da vida. Elogio sempre é bom e aumenta nossa auto-estima, nos empurrando para novas conquistas. Eu simplesmente adoro quando leio um comentário qualquer aos meus escritos porque eles me alimentam a escrever mais ou repensar o que não saiu direito

Si la juventud es un defecto, es un defecto del que nos curamos demasiado pronto. James Russell Lowell

James quer nos dizer que a juventude se for um defeito, nós o curamos logo porque o tempo é curto da nossa existência, isto é, esse período passa rapidamente o que é uma verdade insofismável, mas que também nos deixa as melhores lembranças, para uns, para outros nem tanto.

En la vida no hay premios ni castigos, sino consecuencias.

Robert Green Ingersoll

O autor parece querer nos dizer que não há na vida nem prêmios e nem punições, mas sim as conseqüências das ações empreendidas. Que há uma razão lógica interligando isso. Parece um pensamento pragmático.

Deberíamos usar el pasado como trampolín y no como sofá.

Harold MacMillan

O autor sugere que aproveitemos o nosso tempo de uma maneira mais produtiva e que nos impulsione para novas realizações, sem se acomodar com os louros do passado deitados num confortável sofá. Tem mérito o pensamento e é mesmo motivador e me sinto até feliz de ter dedicado algum tempinho aqui para expor meu pensamento sobre os provérbios recebidos. Espero não passar muita vergonha pela ousadia e equivocadas interpretações que dei a estes mestres do pensamento.

Hildebrando Menezes

Nota: Fiz estas reflexões e enviei a minha querida amiga Marita Pimenta em agradecimento ao arquivo por ela enviado e esperando dela comentários para que publiquemos um dueto sobre estes assuntos.

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 08/02/2009
Reeditado em 09/02/2009
Código do texto: T1428665