A LIBERDADE , no pensamento de José de Alencar .

"Depois que descobri por

mim mesma como é

que se pensa, nun-

ca mais acreditei

no pensamento

dos outros." (Clarice Lispector)

Este pensamento vigoroso , contundente , sincero e convicto de uma mulher como Clarice , é um convite para revermos os nossos

próprios pensamentos.

Mas , acredito no pensamento , sobre a Liberdade , de José de Alencar . No dia 18/02/09, escrevi e publiquei a visão de Coelho Neto , sobre a: LIBERDADE . Escrevo agora a visão de José de Alencar , sobre o mesmo tema : LIBERDADE .

" Tempo virá eu que (...) uma palavra que cair do bico da pena daí a uma hora correrá o universo por uma rede imensa de caminhos de ferro e de barcos de vapor, falando por milhões de bocas, reproduzindo-se infinitamente como as folhas de uma grande árvore .

Esta árvore é a liberdade ; a liberdade de imprensa , que há

de existir sempre , porque é a liberdade do pensamento e da consciência , sem a qual o homem não existe ; porque é o direito de queixa e de defesa , que não se pode recusar a ninguém" .

José de Alencar, em 1855

****************

Já em meados do século 19 , J. Alencar abordava os Direitos Humanos e a natureza. Compara a liberdade com uma árvore frondos , chei de folhas, onde a seiva se abriga. Assim como Coelho neto faz , também um poema sobre liberdade , comparando as areias do mar , embora maravilhosas , não deixavam de cercear o seu direito de se espraiar , mais . Ambos comparam a liberdade ou melhor conceituam a liberdade , buscando de certa frma a natureza : com palavras , simples, entendíveis , nada de palavras empoladas que a grande maioria dos brasileiros não conseguiria entender. Tanto um como o outro , usam elegantemente , um português correto sem se focar em termos fantásticos , inventados . Churchill , também pregava : poucas palavras e das poucas as mais simples.

J. Alencar nasceu no Ceará , nordeste brasileiro em 1820 e morreu em 1877. Representante da literatura brasileira , o indianismo, o Romantismo, Iracema, O Guarani foram obras importantes do autor. Foi advogado , jornalista, antes de iniciar sua vida literária . Foi deputado e Ministro da Justiça .Sua primeira obra : Cinco Minutos, publicada aos 26 anos . Precursor do romantismo no Brasil : indianista , psicológico, regional e histórico . Escreveu nos mais diversos estilos : Diva, Lucíola, e a Viuvinha . Históricos : As Minas de Prata e A Guerra dos mascates . Escreveu , também p, eças : Mãe, Nas Asas de um Anjo e Demonio Familiar. No estilo sertanejo : O Gaucho e O Tronco de Ipê. Foi um grande homem ! Um verdadeiro brasileiro !!!.

Abraços !!! (kalena, março de 2009)

kalena
Enviado por kalena em 15/03/2009
Reeditado em 15/03/2009
Código do texto: T1487610
Classificação de conteúdo: seguro