A Realidade Escolar

A verdade é dura e está exposta. Creio que falta vontade política para melhorar a educação e a instrução do povo. Sabendo o suficiente para operar modernas máquinas já está bom para o Poder atual. Agora... Dar condições de avaliação, de crítica, de enxergar em vez de ver superficialmente é colocar em risco os atuais detentores dos cargo$$$ no governo.

É por isso que o professor é mal pago. É por isso que se fecham cursos de licenciatura. É por isso que para os cursos que sobraram a mensalidade tem um precinho desse tamaninho. É por isso que as pessoas de famílias com bagagem cultural privilegiada não fazem licenciatura. Elas vão fazer Medicina, Engenharia, Direito.

Ora, numa sociedade capitalista o que atrai e mantém talentos é a recompensa financeira. É com essa recompensa que se alimenta bem, se veste bem, se mora bem, que se frequenta teatro, cinema, que se compra bons livros, que se financia cursos de atualização, especialização, mestrado, doutorado.

Que a verdade seja dita: Quem leciona hoje são os eternos sonhadores idealistas ou os que não puderam vencer um vestibular de uma faculdade pública para os desejados cursos já mencionados ou aqueles que não podem pagar uma boa faculdade particular. É quem se contenta em fazer o possível sabendo que é insuficiente. É quem sabe que terá de lutar sozinho contra um sistema que quer emburrecer o povo. Que mantém o povo no cabresto da falta de letramento. Que faz com que as pessoas vejam e não enxerguem. Que insufla os homens e mulheres a acreditarem que aquilo que veem através da tela da TV é a realidade.

Deixemos a hipocrisia de lado. Educação se faz com talento. O profissional tem de estar motivado, tem de manter abertas as portas do próprio aprendizado. Tem de ter uma vivência com o que há de mais avançado em cultura, tecnologia e experiências pedagógicas.

E o que abre a porta de tudo isso em uma sociedade globalizada é o velho e bom dinheiro bem empregado.