A utopia escolar

A utopia escolar

Todo aquele discurso romantizado se esvaiu pelo ralo. Eu exercendo minha tão sonhada profissão de professora, coloco meus olhos nas visões mais animalescas. Entre quarenta e cinco vozes ensurdecedoras, bolas de papel e cadernos que pairavam pelo ar, em descontrole total e eu ali a perder minha voz. Tenho milhões de idéias para aplicar, um mundo de conhecimento a mostrar, mas o senso prático das teorias educacionais em certos contextos, não me serve de nada.

Comecei a observar que a educação esta em ruínas, a cada dia ela se anula e neutraliza o futuro do pais. Vários são os fatores; a falta de estrutura familiar que deveria fornecer as crianças um pouco de senso de respeito entre os demais, ausência de estrutura e ferramentas para a pratica escolar, professores mal pagos, desmotivados a mercê de toda e qualquer violência.

Eu me pergunto; como pode uma honrosa e antiga profissão de extrema importância para a formação social, é tão desvalorizada?

Os conceitos foram alterados através dos tempos, a sociedade se destrói entre banalidades, imoralidades e falsas moralidades. Respeito, cidadania, sociedade, justiça são palavras de um passado arcaico, presente apenas em discursos vazios politizados.

Hoje, ser professor é ser por amor, e por aqueles poucos que ainda precisam de nós.

Taiane Gonçalves Dias
Enviado por Taiane Gonçalves Dias em 31/03/2009
Código do texto: T1516236
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.