Por que baú?

Sempre gostei de baús.

Quando pequeno ganhei um baú. Nele guardava as coisas que mais gostava: brinquedos, livros, gibis... Às vezes um doce que não queria dividir com a minha irmã. Alí também escondia alguns copos quebrados da minha mãe. Ah, certa vez deixei lá meu boletim nada bonito.

Já minha mãe também tinha um baú, de jóias. Nele ninguém mexia. Somente ela!

Meu baú tinha uma chave. Assim estavam mais seguras as minhas coisas. Eu deveria ter uma cópia da chave, mas nunca iria imaginar que minhas próprias coisas estariam fora de meu alcance. Logo, fiquei sem abrir o baú por um bom tempo. Quando consegui convencer meu pai a abrí-lo com um pé-de-cabra, a chave já era inútil, pois a fechadura ficou comprometida. Contudo foi muito bom rever meus tesouros tão simples, mas ao mesmo tempo tão preciosos.

O tempo passou, e com ele meu baú se perdeu numa mudança, junto com muitas coisas. Muitos tesouros.

Também com o tempo percebi que todos temos um baú: nós mesmos. Podemos carregar nele jóias preciosas, mais do que as jóias da minha mãe. Nele levamos lembranças, sentimentos, imagens. Se soubermos tratá-lo bem, nunca perderemos nada.

Tiramos e colocamos o que queremos, e o organizamos da forma que pensamos ser mais confortável e útil.

Podemos ser a Caixa de Pandora, ou a Arca da Aliança.

Porém algo sempre temos em comum: a chave. Ela pode ser única, e sua. Pode ter uma cópia, dada a alguém que a conquistou, ou que a merece. Ou simplesmente deixá-lo aberto, para que todos tenham acesso aos seus tesouros, e jogar a chave fora.

Em outro ponto somos iguais: Nós, baús, guardamos segredos. Lá, no fundo, talvez até num fundo falso, estão eles.

Neste meu baú coloco aquilo que quero nunca esquecer. Sou um baú, digamos, desorganizado, e preciso deste aqui para me ajudar a manter tudo em ordem. Também é uma forma de deixar meu baú aberto, e entregar uma cópia da chave a cada um de vocês.

Um baú de tesouros e tranqueiras. De coisas úteis e besteiras.

O baú dos meus segredos insecretos.

N.A.: Texto feito em relação ao título do meu blog, "O Baú dos Segredos Insecretos" - http://michereff.zip.net