Alguma Filosofia: A Dificuldade de ser Agradável

É impressionante a grandeza da dificuldade em sermos agradáveis a todos que nos circundam, por mais que nos esforcemos para sermos prestativos e simpáticos. Um indivíduo qualquer promove antipatia em outro muitas vezes sem um motivo aparente. Estranhamente, não ocorre a afinidade. Ou, pelo contrário, ocorre também a afinidade sem uma boa causa. Mas pelo menos nesse último caso, pode-se querer justificar a afinidade alegando que o sujeito tem simpatia, ou boa educação, ou boa conduta, etc. No final das contas, o que me assusta é esse pré-julgamento que as pessoas tem de rotular um indivíduo como apto ou não apto a amizade na maioria das vezes sem conhecê-lo, e, pior ainda, quando se conhece e convive-se todos os dias com o mesmo num local qualquer e, ainda assim, odeia-o sem ter um motivo concreto. De fato, o ser humano é uma criatura esquisita.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 03/04/2009
Reeditado em 03/04/2009
Código do texto: T1520983
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.