Só um desabafo de Mãe....

Conversando hoje com minhas filhas, vi como erramos sem querer.

Como erramos querendo acertar.

Será que antes de sermos mães deveríamos fazer pedagogia, quem sabe uma pós em psicologia.

Será que se ao invés de ter sido mãe aos 19 anos, não ter feito faculdade nenhuma, ter me tornado uma PhD em “do lar”, eu teria criado filhos mais felizes, mais saudáveis, mas sólidos, se eu fosse uma especialista em educação?

Não estou aqui dizendo que eu, coitadinha, fui a melhor que eu podia ser, mas mesmo assim vejo hoje que eu errei mais do que acertei.

Não é isso, eu fiz o que melhor eu podia fazer, eu fui a melhor mãe que eu podia ser e sabia ser, se falhei me perdoem, poderia ter feito melhor, mas não sabia.

Estou até hoje aqui, dando mais do que recebendo com certeza, e ouvindo ainda como poderia ter sido mais e melhor.

Ah! Meu Deus! Cá estou eu aqui de novo, com um nó na garganta, e uma vontade danada de chorar.

Por quê?

Porque eu gostaria muito de ouvir mais muito obrigada é lógico, gostaria muito de que se lembrasse que eu estou dos meus 53 anos de existência, pelo menos 34 deles com 90% dedicados aos meus filhos.

Se fui rígida, e exigente, fui também amiga, brincalhona, divertida....ou será que isso é fruto de minha imaginação?

Será que eu nunca mesmo fui com eles de ônibus, segurando dois por uma mão e outro pela que sobrava ao cinema, ao teatro?

Será mesmo que eu nunca cantei “Lobo Mau”, pra um...”Era uma casa” para outro.

Será que foi pura fantasia que eu tinha a paciência de ensinar a fazer tricô, bonecos, doces e bolos mils....

Será que a única realidade foram os castigos, a broncas, as falta de sensibilidade aos bilhetes recebidos...será que eu sou mesmo uma produtora de seres infelizes, traumatizados?

Poxa eu me lembro que eu fui tão exigida e não me causou danos tão profundos, soube ser feliz e infeliz...mas nunca olhei minha mãe como grande causadora de isso tudo.

Bem tento e tentarei até meu ultimo respirar nesse corpo, ser a melhor que eu posso mesmo sendo tão errada.

Bem, será que daqui a 20 anos, estarei ouvindo meus netos me dizer que eu deveria ter ninados eles mais, feito mais festas a eles, ter sido mais presente ou menos chata....?

Acho que não, acho que eles estarão ocupados em dizer aos pais deles que eles são os causadores de seus recalques e frustrações.

Ou....não.

Provavelmente os pais deles serão muito melhor do que eu fui, e meus netos serão seres muito mais felizes que meus filhos que tiveram o azar de serem meus.

Bem acho que chega de tanto ais....

Chega de eu ser tanto a coitadinha de mim que eu fui aqui nesse texto.

Estou me sentindo assim hoje, quer dizer agora, sei que logo isso vai passar.

Sei que fui o que eu pude ser de melhor.

Sei que errei muito, mesmo tentando acertar, sei também que esse é um velho chavão,

E espero que cada um dos meus filhos sejam pais muito, mas muito melhores do que eu fui e sou.

Mas também tenho que ser honesta e dizer que eu espero que eles descubram o quanto eu fui e sou sábia, assim como eu descobri isso em minha espetacular Mãe, essa mulher brava e guerreira, que me criou e que me educa até hoje com seus lindos e maravilhosos

atos e exemplos.

Que a sabedoria dos tempos, vença sempre o frágil saber dos jovens.

Mariacleia
Enviado por Mariacleia em 12/04/2009
Reeditado em 12/04/2009
Código do texto: T1534774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.