O MUNDO DAS APARÊNCIAS

Vivemos em uma configuração social que nos dita às regras da boa convivência, das aparências, do luxo e da boa forma.

A todo instante dezenas de comerciais de tv nos mostra as "fórmulas perfeitas" para se obter o sucesso e enfim nos levar a encotrar a tão idealizada felicidade.

Dia após dia mensagens subliminares chegam até nós, nos dizendo... "Use Ridere saia de férias", "tome fórmula X e fique com o corpo Y" "Compre carro tal e seja o maioral", "Tome activia e seu intestino vai passar a funcionar", "Jogue na mega-sena e torne-se o mais novo milionário"... e por aí vai. um mundo de aparências, que nos faz buscar de modo cada vez mais incessante a aceitação e sensação de pertencimento a um grupo, grupo este que ninguém sabe ao certo qual é (hippes,emos, ricos, pobres, darks, roqueiros, pagodeiros etc.)guetos dentro do gueto.

Dezenas, centenas de mensagens a nossa volta, nos diz que ser bom é usar grife, comer barras de cereais, ser o bam bam bam e ter tudo perfeito e diga-se de passagem, ninguém também sabe quem inventou esse parâmetro de perfeição.

Exigente, feroz, impiedoso e atróz... que movimenta apenas uma máquina... a maquina do uso e abuso do poder e de tudo o que gera dinheiro para o país, mas não o país de TODOS, o país de uma minoria, aumentando ainda mais as contas bancárias daqueles que pertencem a mais alta camada social que compões a nossa pirâmide( não que eu tenha algo contra os ricos mas sim contra os corruptos).

E sabe qual o resultado disso tudo?

O MUNDO EM QUE HOJE VIVEMOS...

estamos construindo a idéia de que vale tudo pelo dinheiro, pelo poder e pela incessante busca pela satisfação ... vale matar, vale roubar, vale enganar, vale trapacear. Vale mentir, vale infringir, vale ferir...

Neuróticos com a sua incessante insatisfação, psicóticos com as suas infundadas certezas, compulsivos por luxuosos bens materiais, loucos por dinheiro, status glamour...

todos entre nós, trincados como frágeis cristais a ponto de se quebrar, de se perder, de não mais se encontrar. Personalidades deturpadas, valores invertidos esse é o saldo final desta grande evolução a que fomos lançados.

e ainda dizem que hoje somos "seres superiores e civilizados". Quem será que inventou isso? Qual a diferença que há entre nós e nossos antigos ancestrais?

O que há de atual e primitivo em cada um de nós?

sabe-se que os primatas viviam em completa comunhão com a natureza e com o sagrado. respeitavam seus limites e territórios e acreditavam que saber viver coletivamente aumentariam as chances de sobrevivência do grupo, (enquanto nós vivemos de modo cada dia mais individualista).

Foram eles que criaram as roupas, com a finalidade de proteger-se do frio glacial ou do calor escaldante, mas fomos nóss, seres "evoluídos" que inventamos que a roupa de grife é que serve.

Foram eles que criaram a idéia da existência de um Deus. mas não um Deus branco, bonito, e comerciavél... isso ficou por nossa conta, é claro!

Eles criaram os artefatos, a roda, as armas, com a única e exclusiva finalidade de facilitar a sua vida e de de proteger a si e ao seu grupo de possíveis predadores.Mas, mais uma vez fomos nós, "seres inteligentes" que aperfeiçoamos essa roda (criando carros cada vez mais possantes e caros) e que construímos armas letais capazes de matar uma nação inteira, com o apertar de um simples botão.

Quanta inteligência a nossa não acha?

Construímos uma sociedade altamente letal, que mais se parece com uma bomba relógio, a ponto de mandar tudo e todos para os ares.

Fome, guerra, miséria... será que este é o nsso final?

Vou prefirir deixar essa questão em aberto, e permitir que cada um de nós possa refletir e construir o seu prório FINAL.

Rose Fialho
Enviado por Rose Fialho em 25/04/2009
Reeditado em 25/04/2009
Código do texto: T1559167
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.