O que é liderança?

O tema liderança é muito estudado e muito usado como foco nas monografias de estudantes de administração e cursos afins, mas a visão que vou tentar elaborar aqui tem um pouco da atitude de pessoas que conheço e exercem o cargo de liderança, por sua vez, também serão lembradas as diversas literaturas já observadas e estudadas pelo autor deste texto. A seguir vamos ter uma pequena sena de configuração na margem da liderança ou algo parecido, contudo, teremos base para começar a destrinchar este assunto que ainda tem muito para ser aprofundado.

O autor deste texto trabalhou numa empresa muito grande e o ramo é varejo supermercadista, porém, há aproximadamente 1,5 anos saiu para tentar outros rumos de empregabilidade no mercado de trabalho. Na época ouvia-se falar bastante do tema liderança, sobretudo, destacava-se o fato de as pessoas falarem de ter ralado demais e agora estava aí só para mandar, só para dizer: faça isso, faça aquilo, e etc. a percepção de antes era muito pequena, digamos até, um olhar míope desse paralelo de gestão, mas depois da saída do autor a visão se expandiu, o olhar implodiu para o conhecimento e o que antes era mesma coisa; agora é tudo diferente ou quase tudo.

O líder tem que influenciar os liderados a fazerem seus trabalhos por que é importante para o todo, sendo assim, a forma de exercer os processos é feito de forma harmônica e singular, faz por que sente motivação em fazer, por ter alguém que dê apoio e liberdade para criar, para trazer problemas, sobretudo, juntamente vêm algumas hipóteses de solução; como isso pode acontecer? Se o líder faz reuniões e explica a importância de cada tarefa e a relação dos seus colaboradores com o resultado final, não se tem dúvida que se gera euforia por saber que todas as pessoas gostam de ser reconhecidos e meramente agradecidos por fazerem parte dessas rotinas que, diga-se de passagem, podem fazer a maior diferença no todo organizacional.

Então, se alguém passou muito tempo para angariar este cargo de liderança, será que esta pessoa estava realmente pronta para incumbir tal função? Como esta história, tem milhares mercado de trabalho a fora dizendo ser: líder, chefe, gestor e etc. Mas uma pessoa que obrigatoriamente, sim me refiro obrigatoriamente, por saber que abraçar uma oportunidade só por que vai ganhar mais é pensamento curto de quem abraça e quem oferece essa situação é desprovido de visão estratégica também, pois este acontecimento está meramente desvalido a acabar em fiasco. Fiasco por entender que a gestão da liderança é uma democratização dos talentos e/ou observação do todo com olhar crítico para problematizar situações com o intuito de estender oportunidades de melhoria continua para a organização. Vale ressaltar que, pessoas são talentos pensantes, e dessa forma, merecem respeito e consideração por fazer valer as dimensões conquistadas e agregadas no patamar maior das vitórias do empreendimento empresarial.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 01/05/2009
Código do texto: T1569833
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.