Moral e Honra

Acredito que estas duas palavras são de extrema importância para os vencedores.

Moral e Honra, duas palavras tão belas e tão distintas que ficam esquecidas pela sociedade atual. Vivemos num mundo dos “espertos” onde só aqueles capazes de mentir e trapacear são valorizados – nosso “jeitinho” é tratado muitas vezes como uma virtude, como uma qualidade, apoiada pelos demais e ignorada por nós mesmos.

Mas será que é assim mesmo?

Para onde foi nossa moral então? Nossa capacidade de agir segundo aquilo que é correto e bom, nossa vontade para mudar as coisas erradas que vemos por aí.

Ser bom não é apenas seguir as leis e não fazer o mal a ninguém, mas também envolve sacrifício: nó não fazemos o mal, e também não deixamos que o mal aconteça. Isto, é claro, está longe de sair por aí combatendo criminosos ou coisas do tipo, mas se encaixa perfeitamente no nosso dia a dia.

Quando permitimos que o mal aconteça, estamos compactuando com ele, somos seus cúmplices; quando lutamos de forma honesta e honrada estamos acima do mal e próximos ao bem supremo. Lutar com a moral é lutar com a certeza de uma vitória limpa.

É saber que aquela conquista é sua, e apenas sua.

A honra é a capacidade de assumir seus erros e fracassos; com a honra você é capaz de dizer “eu errei” porque sabe que lutou de maneira franca e justa – que utilizou sua força para fazer o bem e trilhou a verdade.

Quando lutamos com honra e perdemos, temos uma vitória. Quando vencemos sem honra, temos uma derrota.

A vitória é muito mais bela com honra – o vencedor honrado será sempre lembrado como um modelo; as pessoas saberão o quanto ele lutou para vencer, o quanto seu sacrifício servirá de exemplo.

É destas palavras que faço meus guias, é com elas que batalho a cada dia para me tornar um homem, um negro, um filho, um professor melhor.