O Pessimismo Como Dominação Mental

Pessimismo é a tendência em visualizar tudo por um prisma negativo. Este, logra tolher características inerentes à personalidade

humana, dentre as quais, a capacidade de transformar e criar situações.

A comunicação estabelecida por programas de rádio e televisão é carregada de opiniões unilaterais negativas. Estas são cuidadosamente camufladas (codificadas). Usa – se a informação negativa de forma fixa, intencionalmente ou não. Frases que sintetizam e generalizam pensamentos são exploradas de forma tendenciosa: “A humanidade está perdida, não tem mais jeito, não adianta tentar mudar”. “Esse lance de política é uma merda”. O pessimista não vê conveniente em lutar por suas idéias e se entrega à casta despótica das instituições manipuladoras. Paralelamente configura–se todo um aparato ideológico para subentender o realismo pelo pessimismo. Ora, essa atitude é carregada de oportunismo, pois vivemos em um mundo onde as catástrofes tomam proporções latas e são noticiadas rapidamente, chegando à todas as partes do mundo. Não se pode aceitar que façam a impressão da realidade como sendo toda negativa. Recalcar todo o azedume intelectual é um não-agir, é aceitar axiomas incontestáveis de dogmas ultrapassados. O “pensamento pessimista” é alimentado pela apagogia. Em hipótese alguma devemos nos submeter a tal jugo, que é, inexoravelmente, o caminho para subjugação perpétua.