Como encantar o aluno?

A preocupação com a formação e o entendimento sobre o assunto ministrado é um dos requisitos básicos para promover o bem estar entre professor e alunos, porém, estando satisfeita a questão do domínio sobre o assunto, pode-se perceber a forma de passar o material didático, ou seja, qual método vai ser usado para chamar a tão sonhada atenção total do aluno em relação à aula ministrada. Para algumas pessoas isso parece uma utopia, mas se for objeto de muita pesquisa e enraizamento por parte do facilitador-professor, com certeza, a solução vai chegar ou esta pessoal não tem aptidão para lecionar.

A forma de falar, de direcionar vários meios diferentes de explicar, como por exemplo: usar figuras geométricas e diferenciadas para fazer analogias sobre assuntos, com isso, aguça-se a percepção do aluno em direção ao assunto e engasga a sensibilidade do aprendizado. O engasgo referido antes pode ser entendido como as perguntas, por sua vez, se não há perguntas tem coisa errada ou estão sabendo de tudo ou não estão sabendo nada. É bem divertido falar esse descontentamento do professor para a sala muda. Muda de perguntas, não de falas paralelas, isso nunca vai mudar.

Treine o assunto do dia, faça de forma diferente sempre que possível, não deixe a mesmice entediar a mente do aluno, confrontar a decisão de mesclar a aula entre desinteressante e chata pode ser o caminho ao declínio. Muitas vezes, deve-se falar o que o aluno quer ouvir, mas, em alguns casos, o que o aluno quer ouvir não é correto e cabe a criatividade do bom professor de passar o certo com métodos relaxadores e inovadores sempre na estreita conservação do desenvolvimento continuado. É muito simples virar as costas para o aluno e rebater suas criticas com violência de palavras, com incoerência de atitude, quem não quer ser criticado, sai do relacionamento interpessoal com a multidão, falando de sala de aula, nem se fala.

O objetivo final deve ser averiguado dia após dia, sempre na interpretação do acumulo de conhecimento absorvido pelo interlocutor das aulas, vale ressaltar que, a principal forma de avaliar é fazendo testes, contudo, trabalho em equipe pode ser visto com bons olhos e com entusiasmo, porém, o pente fino deve ser lançado para ter a real certeza de o trabalho está sendo feito de encontro ao esperado. Faça mais do que o trivial, se a sala de aula é sua fonte de satisfação, faça desse momento o mais delicioso espaço para poder colocar para fora toda técnica aprendida, toda certeza envolvida, toda clareza de paixão por este recatado modo de ganhar a vida.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 16/05/2009
Reeditado em 16/05/2009
Código do texto: T1597645
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.