Racista? Eu?

Eu sou negra, negríssima do cabelo duro.

Eu já tive muitos problemas de aceitação com relação a minha cor, porque eu sempre era excluída das brincadeiras das nojentinhas da escola e quando elas me aceitavam, era pra fazer alguma pegadinha comigo.

Passei por várias fases, exatamente nesta ordem:

A fase de tentar fazer parte da turma a todo custo mesmo que isso significasse passar por certas humilhações;

A fase de indiferença e solidão, não me interessava mais estar junto de turma alguma;

A fase de me enturmar com os meninos e ser meio moleque, acho que foi a melhor fase da minha infância;

A fase de me proteger totalmente contra todas as pessoas de cor diferente da minha, essa deve ter sido a pior fase.

Essa ultima nada mais era do que uma defesa, afinal “eles” não teriam como me atingir se não chegassem perto de mim e se eu os olhasse feio primeiro.

Essa ultima fase foi a que mais durou, e foi nessa época que eu me tornei adulta, selecionei meus ídolos da TV, musica e Cinema, selecionei minhas frases feitas e criei algumas.

Depois de muito tempo as pessoas foram me mostrando que muitas coisas já não eram mais do jeito que eu enxergava e eu percebi que as pessoas não são cores, as pessoas são pessoas, onde a maldade, arrogância, bem como a bondade, humildade e tolerância podiam habitar no coração de qualquer um, independente da cor.

Mas às vezes também percebo que algumas coisas de cada fase desse amadurecimento ficaram enraizadas em mim, como um leve receio de estar em meio a muitos brancos, se eu ouço uma risada, me atento até ter certeza se não fui eu ou o meu cabelo o motivo da risada, algumas frases feitas que vieram comigo e outros detalhes que ficaram no meu inconsciente.

Hoje eu não sei quantas vezes eu fui vitima de preconceito racial, pois pode ser que eu tenha sido injusta em algumas situações e/ou não ter percebido o racismo em outras, mas o fato é que eu sei que ainda tenho muito para amadurecer e aprender com as pessoas e até comigo.

Sei que o racismo e o preconceito ainda existem aos montes, mas é importante enxergar de onde é que ele vem, e não julgar como racismo qualquer olhar de alguém de pele clara, afinal, eu não quero ser a primeira a gerar a intolerância, preconceito e racismo, não é mesmo?

FATIMA AFONSO
Enviado por FATIMA AFONSO em 21/05/2009
Reeditado em 12/06/2009
Código do texto: T1606781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.