APLICAÇÃO DE CONCEITO E PRECONCEITO

No caso das religiões, para saber-se qual ensina a verdade, compete estudá-las com paciência, sem parcialidade em relação ao que nos agrada ou não segundo nossos interesses pessoais, então chegaremos a uma verdade invariável. São conhecidos muitos pontos de vista aleatórios a respeito de religião. Entretanto, existe uma regra fundamental para definir-se a verdadeira religião, e essa regra é sempre julgada antes de ser conhecida. Apesar de muitas vezes não ser examinada, nessa regra fundamental existe uma verdade universal que independe da vontade do religioso e sua interpretação do que é verdade. No caso da História, da Ciência e da Política, bem como de todos os outros assuntos, a mecânica para chegar-se à verdade é a mesma. Existe uma verdade independente das interpretações.

Esta foi uma forma não preconceituosa de avaliar a palavra preconceito. Porque ponderamos a respeito dela, chegamos a um conceito. Esse conceito não é preconceituoso porque foi pensado e avaliado de diversos pontos de vista, além de que, para sustentá-lo, nos fundamentamos em subsídios bem embasados.

Portanto, conceito é tudo que já foi estudado, avaliado e entendido por um indivíduo ou uma coletividade, levando-se em conta todos os pontos de vista. Todavia, não é porque a coletividade aceita determinado conceito que ele deixa de ser preconceito. As coletividades são comumente preconceituosas.

As massas se deixam guiar pelas opiniões de uns (os pensamentos prontos) sem conhecer pessoalmente os assuntos, nem outras opiniões a respeito desses assuntos, que ajude a formular sua própria sentença. Pregando que a Bíblia autoriza o que eles pregam, mas sem incentivar os fiéis a estudar a Bíblia, comparando as doutrinas, atestando a verdade e a mentira, a maioria das religiões são exemplo do que digo.

Para determinar se uma sentença é conceito ou preconceito basta examinar sua fonte de fundamentação. Antes de ser examinada a fonte e verificada a coerência, as sentenças são preconceituosas. As pessoas são naturalmente dotadas de um senso de equilíbrio, equidade e coerência, mas para que esse senso funcione é preciso que o indivíduo não lute contra a própria consciência em favor da própria vontade.

Sentenças contraditórias sobre a mesma notícia em jornais diferentes e sentenças judiciais que contradizem o senso de coerência da justiça são igualmente comuns.

Diz-se que, porque cada um tem sua forma de ver as coisas, as verdades a respeito do mesmo assunto são diferentes. Tal sentença é incoerente porque não existem várias formas de ver as coisas.

Primeiro: Porque o que entendemos serem formas pessoais de verem-se as coisas nada mais são do que os diversos pontos de vista (ou ângulos) através dos quais determinada coisa (objeto, ou assunto) precisa ser vista. Muitas pessoas escolhem observar os objetos de análise através de apenas um ponto de vista, unicamente aquele que lhes agrada. Outros o vêm através de alguns pontos de vista, os que somam o que lhes interessa. Outros, entretanto, vêm o mesmo objeto através de alguns outros pontos de vista além dos que existem para ser analisados, pois isso lhes acrescentará o que falta para que a conclusão alcance os seus interesses.

Segundo: A sentença de que, em vista de que cada um tem sua forma de ver as coisas, as verdades a respeito do mesmo assunto são diferentes, é incoerente, porque existe uma única verdade a respeito de um assunto. Sobre tudo há somente um conceito padrão – o que mais apresenta coerência, e tal conceito é resultante do somatório e/ou abstração de todos os outros conceitos sobre aquele assunto, que sozinhos são apenas pontos de vista diferentes, não apresentando a menor coerência, mas adquirem-na depois de avaliados em conjunto, contextualizados e somados us aos outros, formando uma unidade, como a mesa, que só consegue se equilibrar sobre os quatro pés. Cada um desses conceitos sozinho não é capaz de ser mesa, mas todos juntos serão. No caso dos pontos de vista diferentes, serão elementos de uma mesma verdade, mas sozinhos não são a verdade.

Portanto, a cada assunto cabe estabelecer uma verdade através do somatório de todos os seus pontos de vista. O que não se enquadra no conceito universal de coerência (sentença que não consegue se sustentar) pode então ser considerado, e é de fato, preconceito.