Um caminho a construir

Viver é caminhar.

Porque a vida é um caminho a percorrer.

Um único caminho!

Caminho cheio de surpresas, de encantos, de belezas, de dificuldades e de riscos.

Porque nós mesmos construimos o caminho a percorrer.

Não sozinhos, mas com aquele que caminha ao nosso lado.

Partilhando das mesmas surpresas e peripécias do caminho.

É um caminho, às vezes, penoso para construir:

Espinhos para arrancar, árvores para derrubar, ervas daninhas para destruir, pedras e barreiras para afastar, rochas para explodir, barrancos e morros para aplainar e buracos para fechar.

Não é fácil construir o caminho da vida.

Não é fácil construir o próprio caminho.

Muito mais cômodo é andar pelo caminho que outros já construiram.

Muito mais simples andar de carona, muito mais simples ignorar as árvores, as pedras, as rochas, os morros

E, passar por cima, por baixo, pelos lados, por onde der, deixando aos outros o trabalho de derrubar e construir.

Nada mais simples que esperar acontecer.

Porém, nada menos digno, nada menos humano.

Andar na carona dos outros não é viver!

Se você está ignorando as barreiras do caminho, está deixando aos outros o trabalho de construir e, simplesmente, está andando pelo caminho que outros construiram;

Você está passando pela vida sem viver, sem deixar marcas no caminho...

Está deixando de ser.

É PRECISO CORAGEM PARA SER!

Coragem para assumir riscos,

O risco de viver, o risco de construir o caminho, o risco de SER.

Me francesa
Enviado por Me francesa em 30/05/2009
Código do texto: T1623139
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.