COMO EVITAR MÁGOAS

Mágoa... palavrinha que sempre causa alguma mágoa...

É ruim de sofrer, e de causar também...

Evitar... como?

Osculos e amplexos,

Marcial

COMO EVITAR MÁGOAS

Marcial Salaverry

Existem ocasiões em que é necessário parar, respirar fundo, e pensar um pouco antes de tomar alguma atitude.

Algo que precisamos sempre saber analisar, é quando, ainda que inadvertidamente iremos magoar alguém com algo que queremos dizer ou fazer, pois nunca é bom ferir suscetibilidades alheias, provocando algumas situações desagradáveis.

Por vezes é melhor um silêncio do que uma agressão. Salvo se formos agredidos. Aí a coisa muda de figura, pois será em defesa própria.

Muitas vezes, sentimo-nos contrariados em alguma coisa, e explodimos, agredindo pessoas que só queriam nos ajudar. Apenas porque não fizemos uma reflexão antes, analisando a situação, por não termos parado para pensar um pouco mais em que atitude tomar, medindo bem as palavras, evitando dizer algo que provoque mágoa profunda, e que nem sempre possa ser consertado com um pedido de desculpas, o que poderá revelar nosso arrependimento pelo ato cometido, mas não apagará o que foi feito.

Pode-se mesmo comparar com a famosa historinha do professor que mandou o aluno amassar uma folha de papel, desamassando-a depois. A folha de papel fica desamassada, inteira, mas ficam as marcas do amassamento cometido.

As desculpas foram aceitas, mas ficaram as marcas da atitude impensada. Assim, deveremos ser mais compreensivos, mais pacientes, ao sentir aquela vontade de estourar, lembrando-nos da história do papel amassado, e medir melhor as palavras, antes de dize-las. Vale mais a pena pensar duas ou mais vezes antes de explodir. É interessante dar uma oportunidade para mudar nosso pensamento, pois a impressão que deixamos nas pessoas é impossível de se apagar.

Meu amigo L’Inconnu passou-me um pensamento muito interessante sobre o assunto. Vejam se não tenho razão:

"Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio".

Deixando passar a hora da raiva, podemos dizer as mesmas coisas que queríamos, porém de uma maneira diferente, não tão ofensivamente, e assim, não magoaremos ninguém desnecessariamente. Se tivermos sido ofendidos ou magoados, poderemos mostrar claramente o que pensamos, dando oportunidade para que a outra pessoa possa ver que errou. Não podemos esquecer que um erro nunca justifica outro. Assim, se nos sentirmos magoados, não teremos o direito de magoar, mas sim de querer uma reparação, pois nesse caso, o papel amassado mudará de mãos.

Tal pensamento pode se aplicar também nas questões amorosas. Muitas vezes julgamos estar sendo vítima de alguma traição, e logo vamos agredindo, muitas vezes sem sequer querer ouvir explicações, que poderão justificar certas atitudes aparentemente dúbias. Sempre é recomendável parar para pensar, e assim, meditar... Respirar fundo, antes de explodir o que eventualmente estamos sentindo. Ouvir primeiro. Mas ouvir na posição confortável de quem está merecendo explicações. Depois, analisando, pesando os prós e os contras, estaremos em condições de relevar ou não. Sempre o papel amassado em outras mãos. E, convenhamos, sempre é melhor desculpar do que ser desculpado. Todavia, se a coisa já tiver degringolado e já soltamos nossas cobras, certamente a melhor atitude, sem dúvida, será engoli-las de volta. Claro, se chegarmos a conclusão de que estamos errados e fomos precipitados. É melhor um papel amassado do que um papel rasgado. Um pedido de desculpas evita traumas maiores.

Bem... espero não ter magoado ninguém... E como e-mail não fica amassado, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 12/05/2005
Código do texto: T16579
Classificação de conteúdo: seguro