Sobre leituras

1 - "Leia não para contradizer nem para acreditar, mas para ponderar e considerar" (Francis Bacon).

2 - "Os leitores podem ser divididos em três classes: o 'superficial', o 'ignorante' e o 'erudito'. Quanto a mim, adapto minha pena com muita felicidade em prol do gênio e das vantagens de cada um" (Jonathan Swift).

3 - "O leitor põe a ênfase como tem vontade - ele de fato faz de um livro o que deseja. Não é todo leitor um filólogo? Não existe 'uma única leitura válida somente', no sentido usual. A leitura é uma operação livre. Ninguém pode me prescrever como e o que lerei" (Novalis).

4 - "A maioria não tem apreço pelo que entende, e o que não compreende, venera. Para serem estimadas, as coisas têm de custar: será celebrado o que não for entendido" (Baltasar Gracián).

5 - "Quanto mais bem formuladas estejam as idéias, quanto mais explícitas elas forem, menor será a sua eficácia: uma idéia clara é uma idéia sem futuro" (Cioran).

6 - "Detenhamo-nos nesta idéia: onde está a fé do leitor? Por que, para ler um livro, devemos acreditar nele? Se não acreditamos no livro, não acreditamos no prazer da leitura" (Borges).

7 - "Um livro é um cubo de papel, uma coisa entre outras. O ato estético ocorre muito poucas vezes, e cada vez em situações inteiramente diferentes e sempre de modo preciso" (Borges).

8 - "Para alguém que provou de modo profundo a ocupação da escrita, o prazer da leitura é apenas secundário" (Stendhal).

9 - "O prazer de escrever como contrapreso ao prazer de ler" (Nietzsche).

10 - "Estamos sempre dispostos a atribuir aos escritos dos outros sentidos que favoreçam as nossas opiniões sedimentadas: um ateu se orgulha de fazer com que todos os autores reforcem a causa do ateísmo. Ele envenena com sua própria peçonha o mais inocente pensamento" (Montaigne).