Mais humano?

"Tirania do dinheiro e tirania da informação são os pilates da produção da história atual do capitalismo globalizado. Sem o controle dos espíritos seria impossível a regulação pelas finanças. Daí o papel avassalador do sistema financeiro e a permissividade do comportamento dos atores hegemônicos, que agem sem contrapartida, levando ao aprofundamento da situação, isto é, da crise" (SANTOS, M. Por uma outra globalização. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 35).

Mas...

"Agora que estamos descobrindo o sentido de nossa presença no planeta, pode-se dizer que uma história universal verdadeiramente humana está, finalmente, começando. A mesma materialidade, atualmente utilizada para construir um mundo confuso e perverso, pode vir a ser uma condição da construção de um mundo mais humano" (SANTOS, M. Por uma outra globalização. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 174).

Milton Santos, cuja obra dispensa apresentação e comentários, escreveu essas palavras aí acima em 2000. Contudo, a constatação dele sobre a crise parece atual. A dúvida paira sobre seu otimismo, este aí, segundo o qual, por meio do uso consciente da técnica e de uma nova compreensão filosófica do mundo, nosso planeta seria algo mais humano, melhor para se viver.