Ensino da filosofia*

No que se refere a método de ensino da filosofia na escola, parece-nos oportuno assinalar que cinco passos podem ser seguidos:

1. Lançamento dos objetivos-desafios. Por exemplo: compreender o mito da caverna e produzir com base nesse entendimento, inspirado nele;

2. Proceder à investigação teórico-empírica para a colheita de dados, associando obra escrita, vida vivida e existência acontecida;

3. Realizar a organização do material recolhido. Por exemplo: conceito introdutório, conceito compreensivo, conceito-tese ou conceito apologético;

4. Fazer a sistematização textual, imagética, sonora dos conceitos colhidos, trabalhados e produzidos. Por exemplo: o conceito de saudade, específico da língua portuguesa, pode servir de base para a análise de nossa condição antropo-sócio-econômica;

5. Realizar debates e socializações do material produzido. Por exemplo: em encontros acadêmico-científicos e por meio de textos e materiais audiovisuais.

Assim, a filosofia no ensino médio poderá se tornar legítima via de acesso ao percurso formativo. Poderá prover os estudantes de meios interessantes com os quais possam pensar modelos societários que lhes facilitem a apropriação de condições para bem formar-se subjetiva e identitariamente como sujeitos sociais e de suas próprias vidas e liberdades.

_________

* Trecho da conclusão do trabalho acadêmico "A filosofia no Ensino Médio: que presença curricular é essa?", que apresentarei, hoje, dia 10 de julho, na Anpedinha: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, na UFSCAR, em São Carlos, entre 8 e 10 horas.